Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Consumidor

Smiles

Gol admite falha em sistema de milhagem e vai ressarcir pelo menos 4 mil pessoas

Foto: Reprodução

Gol admite falha em sistema de milhagem e vai ressarcir pelo menos 4 mil pessoas
A empresa Gol Linhas Aéreas informou que irá devolver os valores cobrados acima da tabela de resgate informado no site da empresa, durante a emissão de bilhetes com pontos do programa de milhagem Smiles.

Pelo menos 4 mil participantes, que possivelmente foram afetados, devem ser ressarcidos pela empresa. Os créditos serão realizados automaticamente nas respectivas contas Smiles até o dia 15 de agosto, não sendo necessária nenhuma solicitação por parte dos clientes.

Conforme o Olhar Jurídico já informou a empresa Gol é alvo de um inquérito civil público instaurado pela 4ª Promotoria de Justiça Defesa do Consumidor (Prodecon), por supostas irregularidades na emissão dos bilhetes.

Leia mais
Promotoria investiga se Gol cobra mais por passagens do que o anunciado em site
Homem que abusou da filha e da enteada é condenado a 32 anos de prisão

Chegou ao conhecimento do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) que a empresa aumentou o número de pontos necessários para emissão de bilhetes aéreos sem prévia comunicação aos consumidores, mantendo, inclusive, no site do programa, a tabela de resgates com a pontuação anteriormente vigente.

Por meio de nota a Gol informou que a Smiles S.A. – que atua no segmento de recompensa e fidelização, com governança e gestão independentes da GOL – por uma falha de sistema, foram geradas alterações indevidas nas quantidades mínimas de milhas exigidas para emissão de bilhetes com suas parceiras aéreas internacionais.

Segundo o informativo o sistema passou a cobrar uma quantidade de milhas superior aos valores que constam na tabela de resgate de parceiros aéreos. Essa falha ocorreu para resgates com as parceiras aéreas em voos para a América do Norte, América do Sul, América Central e Caribe, Havaí, Europa, África, Oriente Médio, Ásia, Oceania e Ilha de Páscoa. A falha não afetou a emissão de nenhum trecho ou bilhete de voos operados pela GOL.

A empresa informou ainda que a falha foi corrigida e trechos nos valores mínimos já estão disponíveis no site www.smiles.com.br.

A companhia registra que, até o momento, não recebeu qualquer documento emitido pelo Ministério Público do Distrito Federal.

Leia outras notícias do Olhar Jurídico

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet