Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Trabalhista

TRT/MT atende OAB e recomenda intervalos maiores entre as audiências

Em atendimento a pedido formulado pela Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso, o presidente do TRT/MT, desembargador Tarcísio Valente, encaminhou recomendação aos juízes titulares e substitutos de todas as varas do trabalho, sobre a necessidade de adotar intervalos maiores entre as audiências.

Segundo a entidade dos advogados, os intervalos entre as audiências em alguma unidades são muitos pequenos, o que acaba resultando num remonte que desorganiza os demais compromissos das partes e dos profissionais.

A pauta da audiência é organizada pelas varas do trabalho, segundo as peculiaridades de cada unidade, não havendo norma que fixe qual o intervalo obrigatório. No entanto, a Presidência observou na recomendação que é notório não ser viável marcar audiências de minuto em minuto, como estaria sendo praticado em algumas unidades.

Na recomendação, invocando o princípio da razoabilidade, foi pedida a observância dos seguintes intervalos: nas audiências iniciais e nas de encerramento da instrução seja estabelecido o intervalo mínimo de cinco minutos; nas audiências de rito sumaríssimo o intervalo deve ser de 15 minutos e nas audiências de instrução, bem como nas unas de rito ordinário, pelo menos 20 minutos.

Depósitos judiciais

A OAB/MT também fez um pedido com relação à exigência da Caixa Econômica Federal – CEF, de que os depósito s judiciais sejam feitos apenas com dinheiro em espécie. A Ordem alega problemas com a falta de segurança para portar somas elevadas de dinheiro para os depósitos.

Sobre essa questão, a Presidência do Tribunal encaminhou ofício ao gerente da agência da CEF localizada no prédio da varas de Cuiabá, solicitando informações sobre o assunto, para posterior manifestação.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet