Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Administrativo

INSANIDADE MENTAL?

CNMP arquiva procedimento formulado por promotora contra corregedoria do MPE

Foto: Reprodução

CNMP arquiva procedimento formulado por promotora contra corregedoria do MPE
A conselheira Maria Ester Tavares, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), determinou o arquivamento de procedimento de controle administrativo (PCA) formulado pela promotora de Justiça Fânia Helena Oliveira de Amorim, da 18ª promotoria criminal da comarca de Cuiabá, contra o Ministério Público de Mato Grosso (MPE). No procedimento, a promotora questionava a instauração de incidente de insanidade mental pela corregedoria-geral do órgão.

Na decisão sobre o arquivamento, Maria Ester também revogou duas liminares concedidas anteriormente em favor da promotora para suspensão do andamento do incidente, iniciado em 2012.

No CNMP, a corregedoria-geral do MPE defendeu a instauração do incidente alegando “diversos afastamentos e licenças médicas” usufruídos pela promotora por conta do estado psicológico dela. Na avaliação da corregedoria, isso indica que Fânia não tem condições de exercer suas funções.

CNMP deve trocar relatora de pedidos de promotora que é alvo de incidente de insanidade mental
Ministra Cármen Lúcia é designada relatora de ação penal contra Janete Riva

A corregedoria informou ainda que o conselho superior do MPE validou a abertura do incidente de insanidade mental contra a promotora, encarregando o corregedor Mauro Viveiros das “atividades instrutórias”.

A promotora chegou a alegar não ter sido intimada sobre a sessão em que ocorreu a validação. Mas a conselheira entendeu que a intimação não seria responsabilidade da corregedoria, não sendo, portanto, objeto do PCA. Fânia se diz perseguida pelo corregedor. Diz que Viveiros quer submetê-la à “situação de vexame”.

A conselheira entendeu que o PCA apresentado pela promotora contra ato da corregedoria perdeu o objeto, pois o conselho superior do MPE ratificou a instauração do incidente. Ainda conforme a decisão proferida por Maria Ester no último dia 11, a decisão -- a partir dos resultados obtidos por meio do incidente -- caberá ao conselho superior, que se declarou competente para julgar o caso.


Leia outras notícias no Olhar Jurídico. 

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet