Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

TJMT e OAB e discutem melhorias para Processo Judicial Eletrônico

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Sebastião de Moraes Filho, os juízes auxiliares Mário Kono e Serly Marcondes Alves, o coordenador da CGJ, Lusanil Egues da Cruz, além dos servidores do Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (Dapi), receberam uma comissão composta por membro das OAB-MT. O objetivo foi a entrega de sugestões de melhorias ao Processo Judicial Eletrônico (Projudi).

Os magistrados receberam o documento, ouviram elogios e também informaram os avanços conquistados pela equipe ao jurisdicionado e advogados de Mato Grosso.

O corregedor salientou que as portas da Corregedoria sempre estarão abertas aos advogados. “Nossa meta é redução de estoque e melhoria dos serviços jurisdicionais e só conseguiremos isso com muito empenho de nossa parte, o que já vem ocorrendo e também a participação essencial dos advogados. Muito em breve teremos mais avanços com o Apolo Digital instalado em 16 Comarcas mais deficitárias”. disse o corregedor indicando que os pedidos quanto ao Projudi serão analisados.

A juíza Serly Marcondes explicou que esta é apenas uma das ações importantes desenvolvidas pela Corregedoria com o apoio da Diretoria do Poder Judiciário. Já o juiz Mário Kono informou que um espaço físico está sendo procurado pelo Judiciário a fim de se instalar todos os conciliadores de Cuiabá e que ainda este mês a capacitação dos juízes leigos será iniciada.

“Estamos enfrentando uma dificuldade para localizar ambiente com pelo menos 15 salas disponíveis para abrigar os conciliadores. Por intermédio deles evitaremos muito processos, utilizando a pacificação social. No próximo dia 22, o curso de capacitação de 22 juízes leigos será iniciado. Eles atuarão em harmonia com os magistrados, dando maior celeridade aos feitos”, pontuou.

O presidente da OAB/MT, Maurício Aude, aprovou as iniciativas e salientou que a Seccional está treinando dois técnicos para dar suporte aos advogados, além da realização de cursos de inclusão digital dos profissionais que não têm conhecimento de informática. Dentre as sugestão apresentadas estão pedido de criação de um canal de comunicação entre a OAB/MT e o TJMT, referente às inconsistências do sistema. A equipe técnica indicou aos advogados que as sugestões fossem enviadas também à Presidência do TJMT, tendo em vista que a Fábrica do Projudi é ligada a ela.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet