Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Trabalhista

Guerra jurídica

TRT aplica multa em hospitais; novas internações e cirurgias continuam suspensas

Foto: Reprodução/Ilustração

TRT aplica multa em hospitais; novas internações e cirurgias continuam suspensas
Nova decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) condenou o Sindicato dos Estabelecimentos de Serviço de Saúde (Sindessmat) ao pagamento de multa por ato atentatório à justiça. A decisão foi proferida pelo desembargador Edson Bueno, nesta segunda-feira (15).

Pivô de escândalo sanguessuga, ex-servidora do Ministério da Saúde é condenada por corrupção mas se livra da maioria das acusações

TRT condena frigorífico JBS a pagar pensão vitalícia à trabalhadora que adquiriu doença

O magistrado também extinguiu a Ação Cautelar que estabelecia um percentual mínimo de enfermeiros e técnicos em enfermagem durante a greve. O suprimento da ação também inclui o Mandado de Segurança, ajuizado pelo Sindissmat neste fim de semana durante o plantão judicial, que ampliaria os percentuais para 70% nas UTIs e 50% nos demais setores. Consta da decisão que a classe patronal terá que pagar multa de 20% sobre o valor da causa além de custas processuais.

Mesmo com a guerra jurídica, os hospitais particulares e filantrópicos afetados pela greve dos técnicos de enfermagem continuam de portas fechadas para pacientes que necessitem dos serviços do Pronto-Atendimentos (PAs), internação e realização de cirurgias eletivas. O atendimento é fornecido apenas nos casos de urgência e emergência.

Com esta é a quarta decisão proferida por um magistrado do TRT. O presidente Sindessmat, José Ricardo de Mello, foi surpreendido com a extinção das medidas durante coletiva de imprensa concedida no início da tarde desta segunda-feira (15), marcada para tratar da decisão do dia anterior feita pela desembargadora Plantonista, Maria Berenice Carvalho Castro Souza.

Segundo o assessor Jurídico do Sindessmat, Alex Ferreira que acompanhava a entrevista fez uma avaliação rápida do documento, uma vez que a classe patronal não ainda havia sido intimada. “Com essa é a quarta decisão diferente do Tribunal e isso gera uma instabilidade muito grande no processo. Acho que o temos que conversar com o TRT para que tenhamos mais harmonia nas decisões”, defendeu.

O advogado do sindicato também explicou que a lei não prevê manutenção de percentual de serviços para serviços essenciais e que com a derrubada da medida Cautelar que manteria 70% nas UTIs e 50% nos demais setores foi extinta, volta-se a estaca zero.

“Como a decisão deixou de estabelecer um limite ficamos em situação obscura, onde a classe trabalhadora determinará o percentual”, alertou Alex.

Prejuízos

O presidente do Sidessmat afirmou que desde o início da greve 1º deste mês as empresas tiveram 45% de queda de atendimento o que proporcionalmente caiu o rendimento dos hospitais que deixaram de realizar cirurgias eletivas e o atendimento no pronto-atendimento.

Os trabalhadores da enfermagem reivindicam aumento salarial, ampliação dos valores do vale alimentação, concessão de vale gás, redução da jornada de trabalho, entre outras.

Processo

Agora, o Sidissmat deverá apresentar ao TRT de Mato Grosso o edital de convocação bem como a ata da assembleia geral na qual foi autorizado o ajuizamento do dissídio coletivo. Os documentos devem ser anexados ao processo ajuizado pela entidade de classe.

A apresentação desses documentos é uma exigência do artigo 859 da CLT para a continuidade do processo. A cobrança consta de despacho proferido nesta segunda-feira (15) pelo vice-presidente do TRT/MT, desembargador Edson Bueno. O magistrado determinou ainda que seja apresentada pelos representantes dos hospitais a ata de posse da atual diretoria. Os documentos devem ser entregues em um prazo de 48 horas, sob pena de indeferimento da ação de dissídio.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet