Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Ambiental

Parceria entre MPE e município dá celeridade em ações do Meio Ambiental

08 Jul 2013 - 08:59

Assessoria de Imprensa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso

Dois fiscais das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Serviços Urbanos foram cedidos pela Prefeitura Municipal de Cuiabá para auxiliar nas ações das Promotorias de Meio Ambiente e de Defesa da Ordem Urbanística. O termo de cooperação técnica foi assinado nesta sexta-feira (05) entre o Ministério Público Estadual e o município. Os fiscais vão atuar nas inspeções, notificações, autuações, interdições, perícias e outros procedimentos administrativos ou judiciais que envolvam o exercício do executivo municipal.

Para o procurador-geral de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado quem ganha com essa parceria é a população que terá resultados de forma mais rápida. “Estamos diminuindo a distância para efetivar as ações”, declarou o procurador-geral.

A parceria busca dar celeridade à atuação do Ministério Público, que poderá priorizar, no âmbito dos procedimentos investigatórios a seu cargo, as ações inerentes ao poder-dever de polícia, a ser exercido pelos agentes de regulação e fiscalização do Município de Cuiabá, explica o promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente Gerson Barbosa. “A poluição sonora é um exemplo de redução no tempo de resposta à população com o exercício dos fiscais. Eles trazem o relatório e o laudo para darmos andamento na ação”, afirmou Barbosa.

Já o prefeito Mauro Mendes salientou que o objetivo da parceria é trabalhar pelo bem estar da população. “A partir de agora, os fiscais e promotores irão fazer um trabalho efetivo pelo meio ambiente, dando celeridade aos processos e diminuindo o volume de demandas dos dois órgãos”, afirmou.

O Termo de Cooperação Técnica terá vigência de dois anos. Além do procurador-geral de Justiça e do Prefeito de Cuiabá também assinaram o documento: o promotor de Justiça Gerson Natalício Barbosa; o procurador-geral do Munícipio, Rogério Gallo e os secretários municipais de Meio Ambiente, Antonio Maximo, e de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet