Olhar Jurídico

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Geral

Livros arrecadados em campanha são doados à fundação de presidiários

A campanha "Defensores Públicos: pelo Direito de Recomeçar" ganha um capítulo especial em Mato Grosso com a doação de centenas de livros que serão distribuídos para presídios do Estado.

A arrecadação contou a intervenção da Rede Permanente de Atenção ao Recluso e ao Egresso (Repare), organização não-governamental, que atua na ressocialização de reeducandos.

Os livros foram entregues para a Fundação Nova Chance, uma instituição do governo do Estado que tem como objetivo a reinserção social de pessoas que estão em privação de liberdade, a quem caberá fazer a distribuição entre os presídios, conforme a necessidade de cada unidade prisional.

Neste primeiro momento, os livros estão sendo catalogados para em seguida ser distribuídos entre os presídios, entre eles está o Presídio Central do Estado, localizado em Cuiabá.

O trabalho de arrecadação dos livros partiu de um esforço dos defensores públicos Marcos Rondon e Tânia Regina Matos, também dirigentes da Repare. Centenas de exemplares foram doados por servidores, defensores públicos, entre outros. Somente o Ouvidor-Geral da Defensoria Pública de Mato Grosso, Paulo Lemos, cedeu 300 livros.

Calcula-se que mais de mil exemplares foram doados. A Fundação Nova Chance, presidida por Neide Mendonça, também vai observar a condição de cada unidade para acolher a biblioteca.

A ideia é fazer um projeto piloto para considerar o trabalho, a leitura para a remição da pena. Várias unidades do Estado dispõem de livros, porém não funcionam com projetos onde a leitura possa inserir diretamente na redução da pena.

A pretensão da Repare é iniciar um projeto de remição de pena, nos moldes já existentes em presídios federais, em uma das unidades prisionais de Cuiabá.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet