Olhar Jurídico

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Civil

reparadoras

Juíza determina que Estado faça cirurgia plástica de quem está na fila do SUS

Foto: Reprodução/Ilustração

Juíza determina que Estado faça cirurgia plástica de quem está na fila do SUS
A juíza Célia Regina Vidotti, da Vara de Ação Civil Pública e Ação Popular de Cuiabá, determinou que o Estado de Mato Grosso atenda todos os pacientes que estão aguardando para fazer cirurgia plástica pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Cuiabá, em um prazo de 240 dias.

A decisão tornou definitiva a liminar deferida em uma ação impetrada pelo Ministério Público do Estado (MPE) que solicitou do município suplementação do orçamento da área de saúde ou remanejamento de verbas orçamentárias para a realizar as consultas e as cirurgias plásticas reparadoras de todos os usuários do SUS que se encontram em fila de espera.

Justiça manda bloquear R$ 2,1 milhões e encontra apenas R$ 15 mil em contas de ex-diretores


Na ação inicial interposta pelo MP, está especificado que as cirurgias tem o objetivo de corrigir lesões deformantes, defeitos congênitos ou adquiridos (reconstrução mamária, tratamento de queimados, lábio leporino, ressecção de tumores, etc), sendo tão necessárias quanto qualquer outro tipo de intervenção cirúrgica.

A estudante universitária Marivalda Leite, 32, aguarda por uma mamoplastia redutora que está autorizada pelo SUS desde abril de 2011 e tem lhe causado sérios danos à saúde, como dificuldades respiratórias, desvio na coluna e problemas no sono.

“Minha cirurgia não foi considerada como urgente mesmo me causando dores na coluna. Essa semana falei com a médica responsável pelas cirurgias plásticas no Hospital Julio Müller e me passaram que estão atendendo só urgências, o que eles não consideram urgência, deixam pra lá”, relatou Marivalda.

A estudante ainda explicou que o hospital comandado pela Universidade Federal de Mato Grosso está atendendo os pacientes que tem cirurgias plásticas autorizadas desde 2009.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet