Olhar Jurídico

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Geral

ANIVERSÁRIO COM ALERTA

Reforma política domina 80 anos da OAB na Câmara de Cuiabá; fundador é ‘esquecido’

Foto: Max Aguiar-Olhar Direto

Reforma política domina 80 anos da OAB na Câmara de Cuiabá; fundador é ‘esquecido’
A sessão solene da Câmara de Cuiabá para comemorar os 80 anos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi marcada por discursos em defesa da reforma política e austeridade na vida pública, além do ingresso da instituição nas manifestações populares. A nota dissonante foi o “esquecimento” do advogado Sebastião de Oliveira, o ‘Doutor Paraná’, detentor da carteira 0001 da Ordem e fundador da instituição em Mato Grosso.

Defensoria Pública corta atendimento em 19 comarcas do interior

Doutor Paraná teve seus feitos históricos lembrados no discurso do advogado Ussiel Tavares, ex-presidente da OAB, que falou em nome de todos os homenageados. “Sem dúvida, foi um homem à frente do seu tempo. Tinha a percepção dos sentimentos populares”, recorda Tavares.

Já o presidente da sessão solene na Câmara, vereador Renivaldo Nascimento (PDT), disse que Doutor Paraná não foi esquecido e que a família receberia a homenagem. Todavia, não disse quando nem onde. Outro requerente da sessão, vereador Mário Nadaf (PV), reconheceu a falha e se comprometeu e corrigi-la. “Por certo Doutor Paraná inspirou várias gerações de advogados mato-grossense e merece loas de todos”, garante Nadaf.

No bojo do evento, o ex-presidente da OAB por dois mandatos na década passada, secretário de Estado de Administração, Francisco Faiad, puxou o tema que predominou o evento: a necessidade de reforma política, com financiamento público de campanha, voto distrital misto e moralidade da vida pública.

“O que existe é uma total falta de identificação do povo com seus representantes. E exige-se uma nova forma de representatividade”, argumenta Faiad. Ele destaca que, pela voz das ruas, está no fim a figura do ‘político profissional’, historicamente conhecido pelos tapinhas nas costas.

Faiad e Ussiel Tavares exortaram a OAB a assumir a vanguarda das manifestações que estão ocorrendo no país e lembraram que, em oito décadas, a instituição jamais se furtou em ir às ruas defender a população. “É preciso que sejamos capazes de compreender as manifestações ordeiras e pacificas. E se hoje há direito de opinião é porque, no passado, a Ordem lutou por isso”, assegura Tavares.

O presidente da OAB, Maurício Aude disse que a Ordem já está engajada nos manifestos populares. Ele anuncia que, no próximo dia 11 de julho, a partir das 19 horas, acontece no auditório da OAB a audiência pública para discussão da Reforma Política. Entre os convidados ilustres que já confirmaram presença, estão os senadores Pedro Taques (PDT) e Blairo Maggi (PR), e os deputados federais Valtenir Pereira (PSB), Júlio Campos (DEM) e Carlos Bezerra (PMDB), entre outros.

A assessoria do vereador Renivaldo informou ao Olhar Jurídico que o "Doutor Paraná" não foi esquecido e sim contemplado com uma moção de aplausos, porém não entregue no evento por falta de comparecimento de familiares na sessão solene.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet