Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

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Escola Judicial do TRT/MT realiza primeiro curso de Didática e Metodologia

Um total de 35 inscritos participou nesta sexta-feira (21) do primeiro curso de Didática e Metodologia de Ensino oferecido pela Escola Judicial do TRT de Mato Grosso.

De acordo com o diretor da Ejud, desembargador Edson Bueno, trata-se do primeiro evento voltado para a capacitação de seus próprios professores, além de outros interessados em atuar como docente. As 25 vagas disponibilizadas inicialmente se mostraram insuficientes para atender à procura (metade delas foi preenchida na primeira hora de inscrição), o que levou a abertura de mais 10.

CONTEÚDO - Na primeira parte do curso, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o processo psicológico do aprendizado e foram estimulados a refletir sobre si mesmos e sobre as peculiaridades das diferentes gerações que convivem na sociedade. “É preciso olhar para si, de forma a ter como oferecer mais para o outro”, resumiu a psicóloga organizacional Hilda Moreira, uma das instrutoras do curso.

Ela falou ainda sobre os modelos mentais, constituídos por crenças e valores, e os modelos educacionais, destacando-se o andragógico, cujo foco concentra-se nas melhores práticas para orientar o aprendizado de adultos tendo em vista a experiência que esses trazem consigo.

A partir desses conteúdos foram estimuladas reflexões sobre a prática docente, levando-se em consideração as diretrizes preconizadas pela Unesco no estudo “Educação: um tesouro a descobrir”, documento que ficou conhecido como Relatório Jacques Delors.

Conforme o instrutor da capacitação, Amadeu Gonçalves, servidor do TRT/MT e especialista em gestão pedagógica, o questionamento que se propõe nesse momento é se o que está sendo ensinando atende a esse novo contexto e ao perfil do profissional da atualidade. Como parâmetro, o documento da organização da ONU que traz os pilares para a educação do século 21 (aprender a conhecer, a fazer, a viver e a ser) e o perfil desejado dos ocupantes dos postos de trabalho (como flexibilidade, criatividade, informação, comunicação, responsabilidade e sociabilização).
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