Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

TRT/MT assina contrato para retomada das obras da Vara de Tangará da Serra

Foi assinado na manhã desta quinta-feira (13) pelo presidente do TRT de Mato Grosso, desembargador Tarcísio Valente, e por representantes da empresa Econst Construções e Empreendimentos o contrato para retomada das obras de construção da sede própria da Vara do Trabalho de Tangará da Serra (239 km de Cuiabá). No ato, foi dada também a Ordem de Serviço para início dos trabalhos na próxima segunda-feira (17).

O novo contrato estabelece o prazo de seis meses para conclusão da obra, que atualmente encontra-se com as paredes levantadas, pronta para receber a laje. A data limite estabelecida para entrega do prédio finalizado é o dia 16 de dezembro deste ano.

Segundo Itamar Pimenta Jr, um dos sócios da empresa que executará os serviços, a construtora não espera ter problemas com mão de obra. Ele contou que sua equipe já vem realizando contatos na região e planeja iniciar os trabalhos que estão disponíveis o mais rápido possível. “Não iremos medir esforços para concluir a obra até mesmo antes do prazo previsto em contrato, atendendo a um pedido do próprio presidente do Tribunal”, afirmou.

O TRT mato-grossense rescindiu o contrato com a antiga construtora após a empresa abandonar o canteiro de obras, em maio de 2012. Do valor total do empreendimento, orçado à época em 1,9 milhão de reais, o Tribunal pagou à empresa cerca de 400 mil pela execução parcial dos serviços. Já o novo contrato firmado com a Econst Construções e Empreendimentos está avaliado em 1,55 milhão.

Panorama

Ao todo, cerca de 20 obras de engenharia estão sendo atualmente conduzidas pelo TRT/MT. Destas, 12 são relativas à construção de sedes próprias de varas e duas tratam dos prédios dos postos avançados trabalhistas (PAT). Devido a problemas com as empresas contratadas, o Tribunal precisou realizar novamente a licitação de sete destes empreendimentos. Atualmente, resta concluir apenas as licitações das Varas de Jaciara e de Várzea Grande.

Após a conclusão destas obras, todas as Varas Trabalhistas no estado estarão instaladas em prédios próprios.

O presidente Tarcísio lembrou as dificuldades enfrentadas para execução das obras, como falta de mão de obra, abandono dos canteiros e falências das empresas contratadas, mas destacou que o Tribunal está empreendendo os esforços necessários para conclusão dos trabalhos o mais rápido possível. Segundo ele, a perspectiva é que até o fim deste ano todas as obras sejam inauguradas.

Ampliações

Além da construção das sedes próprias, também estão sendo executadas as ampliações das sedes das varas de Lucas do Rio Verde e de Sinop. Os trabalhos em Lucas, todavia, estão sendo tocados pela prefeitura municipal.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet