Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Civil

PUNIÇÃO

Juiz é aposentado compulsoriamente por embriaguez e ameaça com arma

Foto: Reprodução

Juiz é aposentado compulsoriamente por embriaguez e ameaça com arma
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aposentou de forma compulsória o juiz Joaquim Pereira Lafayette Neto, do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), que embriagado se envolveu em uma confusão com duas mulheres e acabou ameaçando pessoas com uma arma em um bar da Capital Recife.

CNJ suspende liminar e autoriza pagamento de R$ 100 milhões a juízes

A decisão foi tomada no Processo de Revisão Disciplinar 0001262-92.2012.2.00.0000, julgado durante a 171ª Sessão Ordinária do Conselho.O TJPE abriu processo contra o magistrado e o puniu com pena de censura.

Mas Flávio Pinto de Azevedo Almeida, que fora antes condenado pelo juiz, recorreu ao CNJ e pediu o aumento da pena. O conselheiro Ney Freitas, relator do processo, defendeu a manutenção da punição aplicada pelo tribunal de origem, mas o conselheiro Emmanoel Campelo se opôs e foi acompanhado pela maioria dos conselheiros.

“A questão me parece gravíssima”, disse. Campelo argumentou que os magistrados precisam ter conduta irrepreensível, inclusive no comportamento geral em relação às demais pessoas. “Não vejo como não o condenar”, acrescentou.

Segundo reforçou Campelo em seu voto, ao agir de forma violenta, ainda que fora do horário de expediente, o magistrado “vulnerabiliza não somente sua função, mas todo o Poder Judiciário”.

“Ao aplicar a pena de censura, o Tribunal dissociou-se da evidência dos autos, que denotava a prática de conduta de maior gravidade. Ao exibir um comportamento assim violento, o magistrado demonstra incapacidade para o exercício da judicatura e não apenas conduta censurável”, concluiu o conselheiro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet