Olhar Jurídico

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Geral

LUTO No jurídico

Desembargadores, advogados e defensores lastimam morte do jornalista Marcos Coutinho

Foto: Olhar Direto

Desembargadores, advogados e defensores lastimam morte do jornalista Marcos Coutinho
Repercute no meio jurídico o falecimento prematuro do fundador e diretor-executivo do Grupo Olhar Direto, o jornalista Marcos Coutinho, que morreu na madrugada deste domingo (9), em Cuiabá. Coutinho tinha 47 anos e é considerado uma referência no jornalismo investigativo em Mato Grosso.

De acordo com o Instituto Médico Legal (IML), ele sofreu uma parada cardiorrespiratória - interrupção da circulação sanguínea que ocorre em consequência da interrupção súbita e inesperada dos batimentos cardíacos ou da presença de batimentos cardíacos ineficazes.

Morre o jornalista Marcos Coutinho, fundador e diretor do Grupo Olhar Direto

Coutinho possuía fontes fiéis no Judiciário local e também de Brasília, de onde acompanhou julgamentos históricos, como o do “Mensalão”. Em 2012, lançou o site Olhar Jurídico, específico em noticiar decisões, bastidores e acontecimentos que envolvem o Poder Judiciário.

O desembargador Juvenal Pereira da Silva prestou solidariedade com a família e reconheceu a importância de Coutinho no meio jornalístico. “Meus sentimentos a família. Mato Grosso perde um grande jornalista”.

O Defensor Público-Geral de Mato Grosso, Djalma Sabo Mendes Júnior, divulgou uma nota lamentando a morte de Marcos Coutinho. “Mato Grosso e Cuiabá perdem com a morte prematura de Marcos Coutinho, jornalista de vanguarda e que conhecia o nosso Estado como poucos profissionais da área”, pontua o Defensor Público-Geral. Sabo estende os sentimentos para a família de Coutinho e também aos funcionários do Grupo Olhar Direto.

O advogado Eduardo Mahon, amigo pessoal da família Coutinho, também prestou a sua homenagem. “Quero aqui deixar minha homenagem a um dos jornalistas mais brilhantes que Mato Grosso já conheceu - Marcos Coutinho, Diretor Geral do Olhar Direto. Meu amigo, irmão, companheiro, era músico, alucinado por jazz, homem de gosto refinado, pensamento afiado, leal e carinhoso. À querida amiga Izabel Coutinho e aos filhos Matheus Coutinho, quero desejar serenidade e fé. Já vai aqui a saudade deste homem realmente extraordinário que me brindou com uma amizade fraternal!”.

O juiz Gonçalo Antunes de Barros Neto comentou que esteve Coutinho dias antes, momento em que foi elogiado pelo jornalista. "Estive a pouco tempo com o Marcos Coutinho, ocasião em que recebi dele elogios pela atuação como magistrado, citou na ocasião meu pai, Gilson de Barros, como seu amigo e grande jornalista, e, em suas palavras: "um dos políticos mais honestos que conheci". Amigo, que o NSJC o receba em sua morada. É uma grande perda para todos nós e, em especial, para a imprensa de MT. Eternos abraços".

Outro a prestar homenagem foi o advogado Luiz Vidal da Fonseca Júnior. “Ligados por parentesco fui desde sempre amigo do Marcos Coutinho. Após prestar assessoria a meu pai, nossa relação ficou mais próxima. E nestes anos todos sempre mantivemos contato. Um jovem que se vai é muito triste, por isso rogo a Deus que conforte sua mãe, esposa, filhos e demais parentes”, disse.

O conselheiro Almino Afonso Fernandes, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), destacou a importância de Coutinho no jornalismo e ressaltou a sua dedicação com a família e amigos. "Recebi com muita surpresa e lamento profundamente a perda deste grande amigo Marcos Coutinho, profissional dedicado e pioneiro no jornalismo investigativo em nosso estado. Conquistou pela sua atuação combativa e destemida o respeito da imprensa nacional, transformando o site olhardireto, por ele fundado, em instrumento de informação pautando os grandes meios de comunicação do país. Pai exemplar que sempre soube cultivar o valor da família. Que Deus reserve a ele um lugar sublime, como aquele que sempre pautou sua vida. Meus sinceros sentimentos".

O advogado Marcos Avalone comentou que ficou chocado com a notícia da morte de Coutinho. “É uma grande tristeza para todos nós. Uma perda muito grande para o jornalismo. Manifesto meu apoio e sentimentos para a família e funcionários do Grupo”, disse à reportagem.

Vida e obra

Apontado por decanos como Jê Fernandes, Onofre Ribeiro e José Eduardo do Espírito Santo para o Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor) como o primeiro repórter investigativo da imprensa no ‘formato contemporâneo’, Marcos Coutinho se notabilizou com reportagens de fundo para os jornais ‘A Gazeta’ – o maior do Estado, e, depois, ‘Gazeta Mercantil’.

Com os amigos Auro Ida, Marcão Lemos e Ronaldo Pacheco, na segunda metade da década de 90, fundou o Sistema de Informação e Marketing (SIM), embrião do Mídia News, primeiro site noticioso de Mato Grosso, ainda em atividade, hoje sob direção do jornalista Ramon Monteagudo.

Coutinho também foi responsável pela criação e implantação da Secretaria de Comunicação da Câmara Municipal de Cuiabá, no atual formato, no ano de 1995, sob a gestão do então presidente Carlos Brito.

No começo dos anos 2000, fundou o site Olhar Direto com o amigo Mário Marques Almeida. Há três anos, fundou a mais estruturada sucursal de Brasília entre os veículos website de Cuiabá.

Porém, seu espirito empreendedor queria sempre mais. E, por isso, desde o ano passado, transformou o Olhar Direto num portal de notícias. Ele criou outros sites: Agro Olhar, Olhar Jurídico, Olhar Copa e Olhar Conceito. Por isso, possui a maior redação individual de um veiculo noticioso de Mato Grosso, gerando quase 30 empregos para jornalistas.

Marcos Coutinho deixa a esposa Maria Izabel Manfrin Coutinho Barbosa e três filhos – Matheus Coutinho (23), Lucca Coutinho (20) e Joaquim Coutinho (17). “Desejo que Marcos seja lembrado profissional dedicado e pai de família exemplar”, define a mulher Izabel Coutinho.

O velório será na Capela Jardins, na sala das Orquídeas, a partir das 17h. Já o enterro será na segunda-feira, às 9h, no cemitério Bom Jesus de Cuiabá.

Atualizada às 17h50

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet