Olhar Jurídico

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Civil

EM VG

União Transportes é investigada por não permitir acesso prioritário de gestantes e idosos em terminal

Foto: Reprodução

União Transporte

União Transporte

A União Transportes e Turismo Ltda., empresa concessionária de transporte público em Várzea Grande, está sendo investigada pelo Ministério Público Estadual (MPE) desde a última terça-feira (13) por não garantir o embarque preferencial de idosos, gestantes e pessoas com deficiência dentro do Terminal André Maggi, na região central da cidade. 


Leia mais:
Perícia vai fiscalizar empresas de ônibus de Cuiabá; MPE pleiteia multa diária que ultrapassa R$ 20 mil

Conforme a portaria assinada pelo promotor Rodrigo de Araújo Braga de Arruda a investigação foi aberta após reclamação feita à Ouvidoria do Ministério Público. O terminal, segundo a denúncia, não tem assegurado o embarque preferencial garantido por lei. Em vistoria realizada pessoalmente, o promotor responsável pela investigação constatou que não existe sinalização ou outra ferramenta que garanta o embarque prioritário de idosos, gestantes, pessoas com deficiência e crianças de colo.

Anteriormente, o terminal possuía um espaço destino unicamente aos passageiros prioritários que depois foi removido pela empresa. O local era conhecido perjorativamente pelos usuários do transporte público de Várzea Grande como o "chiqueirinho" do terminal André Maggi. 

Após 30 dias da publicação da portaria, o MPE deverá se reunir com a União Transportes para tratar do assunto. O processo pode ensejar tanto em uma recomendação elaborada pelo órgão ministerial requerendo adequações no espaço do terminalquanto em ação civil pública para punir a empresa, caso a União não cumpra as solicitações do MPE. 

Outro lado

A reportagem do Olhar Jurídico entrou em contato com a União Transportes por telefone, mas a empresa não atendeu as nossas ligações. 


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet