Olhar Jurídico

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Criminal

Relator da CPI da Petrobras quer convocar ex-ministro da CGU

O relator da CPI da Petrobras, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), vai priorizar na próxima reunião destinada a votação de requerimentos a convocação do ex-ministro da Controladoria Geral da União, Jorge Hage, e a definição da data do depoimento de Antônio Gustavo Rodrigues, presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).


A presença de Jorge Hage é motivada pelas informações que o advogado inglês Jonathan Taylor deu à CPI em depoimento realizado em Londres. O advogado participou de investigação interna na empresa holandesa SBM Offshore a respeito do pagamento de propina a diretores da Petrobras e agentes políticos em troca de contratos.

Taylor disse que forneceu informações à CGU no ano passado e acusou órgão de não ter tomado providências em função das eleições.

Já o presidente do Coaf deve comparecer à CPI para explicar como se dá a fiscalização do mercado financeiro, principalmente relativo a negociações de câmbio. Essa vertente das investigações decorre do teor do depoimento da doleira Nelma Kodama, parceira de Alberto Youssef.

Silêncio na CPI
A reunião de hoje da CPI foi encerrada depois que os dois convocados, os empresários Sérgio Cunha Mendes, vice-presidente da Construtora Mendes Júnior, e Dario Queiroz Galvão Filho, presidente da Galvão Engenharia, se recusaram a responder as perguntas dos deputados.

Os empreiteiros são processados por lavagem de dinheiro e corrupção ativa e estão em prisão domiciliar. Eles usaram o direito de permanecer calados.

Ao encerrar a sessão convocada para ouvir os depoimentos dos dois empreiteiros, o presidente da CPI, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), informou que o prazo final para encerrar os trabalhos da CPI é o dia 7 de setembro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet