Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

NESTA TERÇA

Tribunal Superior Eleitoral começa os preparativos para as eleições municipais de 2024

Foto: Secom/TSE

Tribunal Superior Eleitoral começa os preparativos para as eleições municipais de 2024
Os preparativos das eleições municipais de 2024 começam nesta terça-feira (27), a partir das 19h, com o Tribunal Superior Eleitoral examinando as orientações aos partidos, coligações e federações, candidatas e candidatos, e eleitores sobre o que é permitido e vedado durante o período eleitoral. O pleito ocorrerá no dia 6 de outubro, domingo. 

Leia mais
Delator da Ararath, empresário é inocentado da acusação de fraudar combustível em posto na capital

 
O exame das resoluções foi comunicado pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, na sessão da última quinta-feira (22).

Moraes explicou que o intuito é aprovar, com celeridade, as resoluções e expor o que for deliberado aos envolvidos sobre o teor e as regras do processo eleitoral.

O TSE recebeu dos partidos, entidades de classe, advogados, comunidade e cidadãos civis, entre 4 e 19 de janeiro, quase mil sugestões para aprimoramento das resoluções do pleito. Nas disputas anteriores, o Tribunal recebeu 520 propostas.

Após as expressivas sugestões, o Tribunal realizou um ciclo de audiências públicas, em janeiro, para que os interessados pudessem contribuir com o processo.

A ministra Cármen Lúcia, que presidiu os encontros, informou que foram aprovados quase 100 pedidos de uso da palavra e que 80 pessoas se manifestaram durante as audiências.

Na ocasião, Cármen Lúcia ressaltou a atuação de quem se ocupa e se preocupa com o processo político. “Para que tenhamos uma democracia efetiva, eficaz e eficiente em benefício da liberdade e dignidade de todos, além da construção permanente do processo democrático e de uma sociedade brasileira que seja cada vez mais de todos, para todos e por todos”, finalizou a ministra.

Na capital, o cenário das municipais já está sendo formado, sobretudo após o fim da novela para definir o pré-candidato pelo grupo do governador Mauro Mendes. O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho, foi o escolhido para ser o nome do União Brasil.

Pelo Partido dos Trabalhadores, o deputado estadual Lúdio Cabral foi escolhido pelo diretório municipal, mas ainda disputa a confirmação com a deputada federal Rosa Neide, que desponta como nome da executiva nacional da sigla.

Atual vice-prefeito de Cuiabá, José Stopa é pré-candidato pelo PV, mas aguarda decisão do PT para discutir quem será o candidato da federação, com apoio do senador Carlos Fávaro.

Pedra no sapato de Emanuel Pinheiro (MDB), o deputado federal Abílio Brunini está confirmado, mais uma vez, na disputa, pelo Partido Liberal.

(Com informações da assessoria)
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet