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Quinta-feira, 04 de julho de 2024

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EMPRESA DE RONDONÓPOLIS

Por greve dos caminhoneiros e calotes, transportadora entra em recuperação para quitar R$ 44 milhões

Foto: Reprodução

Por greve dos caminhoneiros e calotes, transportadora entra em recuperação para quitar R$ 44 milhões
A Inova Logística Transportes Ltda, de Rondonópolis, entrou em recuperação judicial para reverter dívidas de R$ 44,2 milhões junto aos credores. Em decisão proferida no começo de junho, o juiz Renan Carlos Leão Pereira do Nascimento, que já havia antecipado a blindagem, deferiu o pleito de soerguimento econômico.


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A empresa foi fundada em 2010 e, após 20 anos no mercado de agenciamento de frete, atuando para gigantes do setor rodoviário de cargas como, Brasil Central e G10, resolveu se lançar no mercado.

Com 5 caminhões adquiridos em financiamento junto ao programa Pró Caminhoneiro e aproximadamente R$ 1.000.000,00 em recursos próprios, os proprietários da pessoa jurídica, então, criaram a Inova, que atuaria principalmente na modalidade de agenciamento de cargas, sobretudo escoamento de safras de grãos pelo estado, para os portos do sul do país ou para terminais rodoviários e, atualmente, para os portos do norte do Brasil.

As operações da companhia caminhavam dentro da normalidade quando, em 2015, ocorreu o primeiro baque: a empresa Master atrasou faturas em R$3,2 milhões e, em seguida assumiu que não teria como honrar seus compromissos. Junta às outras transportadoras, o prejuízo causado pela Master superava os R$50 milhões.

Em 2016 outro golpe na empresa: já em estado de deficiência no caixa, ficou sem os R$913 mil que a Maitan devia. Esta, por sua vez, faliu posteriormente sem liquidar as dívidas com os credores, inclusive a Inova.

A greve dos caminhoneiros em 2018 foi o choque de misericórdia. Na condição de agenciadora que subcontrata caminhoneiros autônomos, a Inova sofreu expressivamente com a paralização que visava a redução de impostos do diesel e criação de tabela mínima de fretes.

“Naquele ano, em razão desta greve, houve grande perda no volume dos embarques já contratados e não realizados”, diz trecho do pedido, ajuizado em 18 de março.

Em 2020, a Graneles S/A também não pagou crédito de R$900 mil com a Inova e, posteriormente, também ajuizou recuperação judicial e a transportadora foi classificada como credora quirografária e aguarda a quitação do crédito de R$ 577.331,83.

Um ano depois, na tentativa de se manter párea no mercado e aumentar o faturamento, investiu na criação de mais filiais, aquisição de novos veículos, contratação de nova equipe de colaboradores e consequentemente elevou seu custo operacional quase que em 200%.

Embora o faturamento tenha dobrado, a Inova foi vítima de extravios e roubo de cargas que resultaram em prejuízos milionários, de R$2,5 milhões.

Por fim, em meados de 2023, novamente buscando sua manutenção no mercado e visando o aproveitamento máximo de seu capital pessoal, qual seja a expertise no setor aliada ao ótimo relacionamento comercial, decidiu apostar em uma modalidade que se adiantava no mercado que era a locação de caminhões para a exploração de fretes, agora não mais somente como agenciadora, mas também e, principalmente, como frotista.

Porém, no final de 2023, o fenômeno natural El Ñino prejudicou as atividades econômicas da companhia, pois restringiu a navegação dentro do conhecido Arco Norte dos portos brasileiros, a rota explorada pela INOVA que compõe o eixo BR 163 até Miritituba no Pará, local onde a soja é depositada em barcaças para doravante seguirem aos portos do norte brasileiro pela via fluvial.

Diante disso, o juiz Renan Carlos Leão Pereira do Nascimento, da 4ª Vara Cível de Rondonópolis, decidiu conceder o pedido de recuperação à transportadora.

“Preenchidos, pois, neste momento, os requisitos legais necessários, estando em termos a documentação exigida nos artigos 48 e 51 da Lei 11.101/2005, defiro o processamento da recuperação judicial de Inova Logística Transportes LTDA”, decidiu.
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