Olhar Jurídico

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Geral

Corregedoria e juizados elaboram plano de ação

Um plano de metas elaborado de forma individualizada por cada Juizado Especial de Cuiabá e Várzea Grande em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso norteará ações em prol da baixa de estoque no setor. A decisão foi repassada pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Sebastião de Moraes Filho, durante reunião na manhã desta sexta-feira (24 de janeiro) com magistrados que atuam em juizados especiais nessas duas comarcas. “Queremos ouvir os senhores, pois com o plano de ação individualizado a Diretoria do Poder Judiciário poderá ajudar a melhorar os resultados dos juizados. Queremos baixar o estoque processual de forma geral até o dia 30 de abril deste ano”, informou o corregedor.

Já o juiz auxiliar da Corregedoria Mário Roberto Kono de Oliveira enalteceu a parceria entre os juizados e a Corregedoria e sugeriu a atuação de um grupo especial nessa esfera da Justiça estadual. “Podemos reunir servidores com boa experiência no Projudi (Processo Judicial Digital) e realizarmos uma espécie de Celeridade Já nos juizados. Com a entrada dos juízes leigos, também teremos melhora no impulsionamento dos feitos. Independente destas ações, cada magistrado deve apontar o que tem condições de desenvolver hoje em seu juizado com os recursos humanos atuais”, pontuou. Foi fixado prazo de sete dias para encaminhamento do plano de ação para o Departamento de Apoio aos Juizados Especiais (Daje).

Durante a reunião o grupo também avaliou as ações desenvolvidas ao longo dos dez meses da atual gestão do Poder Judiciário. Além do regime de exceção declarado em todos os Juizados Especiais de Cuiabá e a participação de magistrados do interior do Estado nesta ação, mutirões foram desenvolvidos por servidores para movimentação processual. Na oportunidade, em torno de 21 mil processos foram arquivados. Para este ano há previsão de mutirão nas secretarias a partir da segunda quinzena de fevereiro e o início da atuação dos juízes leigos.

Participaram da reunião os juízes Agamenon Alcântara Moreno Júnior, Walter Pereira de Souza, Valdeci Moraes Siqueira, Adauto dos Santos Reis, Gilberto Lopes Bussiki, Alex Nunes de Figueiredo, Claudio Roberto Zeni Guimarães, Eduardo Calmon de Almeida Cézar, Nelson Dorigatti e Lamisse Roder Feguri Alves Corrêa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet