Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Administrativo

DEU NO METRÓPOLES

Livre da Lava Jato, filho de ministro do STJ mira o TRF1

Foto: Reprodução

Livre da Lava Jato, filho de ministro do STJ mira o TRF1
Um dos advogados cotados para assumir vaga de desembargador no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) é Eduardo Filipe Alves Martins, filho do ministro Humberto Martins, ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em agosto de 2021, o Supremo anulou investigações que a Operação Lava Jato conduziu contra ele e diversos outros advogados.

Leia mais: Desembargador homologa acordo e intervenção na Saúde de Cuiabá termina no dia 31 de dezembro
 
Eduardo Martins foi o mais votado de uma das duas listas tríplices do Conselho Federal da OAB para vagas do Quinto Constitucional do tribunal. Um quinto dos desembargadores dos TRFs devem ser oriundos, pela Constituição, da advocacia e dos Ministérios Públicos. A escolha final cabe a Lula.
 
Em setembro de 2020, Eduardo Martins foi envolvido numa operação da Lava Jato que atribuía a diversos advogados o crime de tráfico de influência. Os investigados haviam sido citados pelo delator Orlando Diniz, ex-presidente da Fecomércio-RJ.
 
Eduardo Martins era acusado de receber R$ 82 milhões para influenciar decisões do STJ. Toda a investigação foi anulada pela Segunda Turma do STF, com votos dos ministros Gilmar Mendes, Kassio Nunes Marques e Ricardo Lewandowski. Martins sempre declarou ser inocente.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet