Olhar Jurídico

Quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Notícias | Eleitoral

vice em vg

Tribunal Regional Eleitoral acata recurso para deferir candidatura de Tião da Zaeli

Tribunal Regional Eleitoral acata recurso para deferir candidatura de Tião da Zaeli
Membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), Persio Oliveira Landim acatou recurso para deferir candidatura de Tião da Zaeli (PL) ao cargo de vice-prefeito de Várzea Grande. Decisão é desta quarta-feira (18). O liberal concorre junto com Flavia Moretti (PL). 


Leia também 
Investigação cita 'notável eficiência' em pagamentos a empresa investigada; média era de 90 dias

 
Tião apresentou recurso em face de sentença proferida pelo Juízo da 20ª Zona Eleitoral, que julgou improcedente o pedido de Registro de Candidatura.
 
Alegou o recorrente que sentença merecia ser reformada por dois motivos principais: a certidão criminal faltante, cuja ausência ensejou o indeferimento do registro em primeiro grau, foi devidamente juntada aos autos; a inelegibilidade reconhecida em razão da prática de doação eleitoral acima do limite legal deve ser afastada, considerando o valor ínfimo da doação em relação ao total dos recursos arrecadados pela campanha beneficiada.
 
O Ministério Público Eleitoral, em parecer, manifestou-se pelo conhecimento e provimento do recurso interposto, para que fosse reformada a sentença que indeferiu o registro da candidatura.
 
Segundo Persio Landin, no caso em análise, o valor da doação que excedeu o limite legal (R$ 747,27) representa apenas 1,49% do total de recursos arrecadados pela campanha da candidata beneficiada (R$ 50.100,00).
 
“Tal percentual, inferior a 2% do total arrecadado, demonstra a irrisoriedade da quantia doada em excesso, a afastar o potencial de afetar a isonomia da disputa eleitoral. Ademais, a candidata beneficiada pela doação sequer logrou êxito na eleição”. Em relação a certidão criminal,  o recorrente juntou o documento.
 
“Diante do exposto, com fundamento no art. 41, XXIII, do Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso e em total consonância com o parecer ministerial, voto pelo conhecimento e provimento do recurso interposto por Sebastião dos Reis Gonçalves (Tião da Zaeli), para reformar a sentença proferida pelo Juízo da 20ª Zona Eleitoral de Várzea Grande e, consequentemente, afastar a causa de inelegibilidade, deferindo o registro de sua candidatura”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet