Olhar Jurídico

Segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Notícias | Eleitoral

redes sociais

Justiça remove publicações de Lúdio com supostas informações falsas sobre confissão de Botelho

Foto: Reprodução

Justiça remove publicações de Lúdio com supostas informações falsas sobre confissão de Botelho
Juiz Eleitoral Moacir Rogério Tortato concedeu liminar determinando que o candidato a prefeito de Cuiabá, Lúdio Cabral (PT), remova postagens no Instagram, TikTok e Facebook com ataques ao também candidato, Eduardo Botelho (UNIÃO). Decisão é do dia cinco de agosto. 


Leia também 
STJ mantém prisão de faccionado que torturou desafeto por furto de celular em MT

 
Segundo ação, Lúdio teria publicado propaganda destinada a criar artificialmente na mente dos internautas e eleitores a falsa notícia de que Botelho teria confessado práticas criminosas de desvio de dinheiro público.
 
“Os representados utilizam o fato de existir um acordo de não persecução cível firmado pelo candidato Botelho com o Ministério Público Estadual, para alardear falsamente, que Botelho confessou ter desviado dinheiro público. Trata-se de evidente fake news, capaz de causar sérios prejuízos ao candidato da coligação representante e à própria normalidade do pleito, tudo com a finalidade de enganar os eleitores cuiabanos, atingindo-os, maleficamente, em prejuízo da igualdade de armas”.
 
Segundo ação, a lei de improbidade não prevê a necessidade de confissão para a celebração do acordo de não persecução cível. Assim, Botelho apresentou pedido liminar requerendo a remoção de todo conteúdo postado.

Em sua decisão, magistrado argumentou que as informações foram editadas de maneira descontextualizada, “de modo a incutir na mente do eleitor conclusão antecipada de que o Deputado Eduardo Botelho confessou crime envolvendo desvio de dinheiro público”.
 
Justiça Eleitoral concedeu liminar determinando remoção imediata do vídeo. Há determinação para intimação imediata das plataformas para retirada do conteúdo.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet