Olhar Jurídico

Sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Notícias | Criminal

PELOS ARES

MPF pede alienação de Amaroks, Jeep Compass e Toyota Cross apreendidos em operação contra o tráfico internacional

Foto: Reprodução

MPF pede alienação de Amaroks, Jeep Compass e Toyota Cross apreendidos em operação contra o tráfico internacional
O Ministério Público Federal (MPF) está pedindo a alienação antecipada de seis veículos apreendidos no âmbito da Operação Pelos Ares, deflagrada em setembro de 2023 pela Polícia Federal com objetivo de combater o tráfico transnacional de drogas, realizado com a utilização de aeronaves na fronteira Brasil/Bolívia.


Leia mais: Edna consegue liminar na Justiça para se afastar da Unemat e concorrer à Câmara de Cuiabá

Em manifestação assinada por três procuradores da República, o órgão ministerial requereu a alienação de duas caminhonetes Amarok V6, um Jeep Compass, uma Chevrolet Montana, um Toyota Cross e uma Honda CG 160.

O MPF justificou o pedido alegando que alienar tais veículos os conservariam não só em valor, mas também em condições físicas, elencando duas vantagens significativas para tal: desoneração da justiça da guarda e manutenção de tais bens e a conservação destes em valores, corrigidos monetariamente, de modo a impedir as respectivas desvalorizações. O pedido é que os veículos sejam utilizados pela Polícia Federal e pela Polícia Rodoviária Federal.

Deflagrada em setembro de 2023 com o objetivo de combater o tráfico internacional de drogas no modal aéreo, a Operação Pelos Ares iniciou com a apreensão de 431 Kg de cocaína no município de Denise/MT, além de uma aeronave, armas, munições, entre outros objetos.

A partir dos levantamentos realizados pela Delegacia de Polícia Federal de Cáceres/MT, ficou constatado que a aeronave apreendida foi adquirida por um grupo de traficantes para trazer o entorpecente ao território nacional (na fronteira Brasil/Bolívia pelo estado do Mato Grosso) e posteriormente enviar o material ilícito para a região litorânea do país e depois ao exterior.

Quando do desencadeamento da ação, houve cumprimento de mandado de busca e apreensão contra os bens utilizados na empreitada criminosa. Com isso, o MPF pediu a alienação dos mesmos. Ainda não há uma decisão sobre o requerimento.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet