Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

INSTÂNCIA SUPERIOR

Emanuel recorre ao STJ para tentar derrubar decisão que o afastou do cargo de prefeito

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Emanuel recorre ao STJ para tentar derrubar decisão que o afastou do cargo de prefeito
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), ingressou com um habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar derrubar a decisão de Segundo Grau do Judiciário que o afastou do comando do Palácio Alencastro.

Leia também
TJ autoriza que magistrados definam honorários além do valor da causa em ações de Saúde


O recurso foi protocolado na tarde desta quarta-feira (6), no STJ, e ainda não houve sorteio para saber qual ministro deve ser relator do processo. Emanuel embarcou para Brasília poucas horas depois que o TJMT determinou seu afastamento. Na capital do Brasil, o emedebista articula para reverter sua situação.

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) afastou o emedebista sob a acusação de liderar uma organização criminosa que provocou danos ao erário na Secretaria Municipal de Saúde. A decisão monocrática foi do desembargador Luiz Ferreira da Silva, na segunda-feira (4).

Além de Emanuel, são apontados como “cabeças” do esquema seu assessor executivo lotado na Secretaria Municipal de Governo, Gilmar de Souza Cardoso, e os ex-secretários de Saúde, Célio Rodrigues da Silva e Milton Corrêa da Costa.

Na representação criminal, o promotor de Justiça Carlos Roberto Zaror destacou que Emanuel é o líder da organização criminosa após trabalho investigativo extrair vínculos entre as 19 operações em que ele figurou como alvo, além das investigações civis deflagradas no âmbito da Saúde Municipal de Saúde.

Condutas similares praticadas pelos alvos foram destacadas pelo Naco, a partir da identificação de que eles tinham atuação repetida em investigações por fatos diferentes, com formas de atividade e sustentação política e econômica que dava base ao grupo, “cuja finalidade específica é a sangria dos cofres públicos através de benefícios ilícitos”, anotou o representante ministerial.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet