Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Civil

curso de medicina

Faculdade de SP vai recorrer da liminar que ordenou reintegração da jovem que matou Isabele

Foto: Reprodução

Faculdade de SP vai recorrer da liminar que ordenou reintegração da jovem que matou Isabele
A Faculdade São Leopoldo Mandic, de São Paulo, afirmou que vai recorrer da decisão que determinou a reintegração de B.C., jovem que matou a amiga Isabele Guimarães com um tiro no rosto. B.C. foi reintegrada ao curso de medicina na instituição. Informação foi confirmada pela assessoria da faculdade, nesta quarta-feira (28).

Leia mais 
Justiça Estadual decide encerrar recuperação judicial do Grupo Ariel Veículos

 
“A instituição vai seguir a determinação da justiça, mas irá recorrer”, afirmou a assessoria, acrescentando que ainda não foi notificada oficialmente sobre a ordem proferida nesta segunda-feira (26), pela 6ª Vara Federal de Campinas.

A defesa da jovem ingressou com um mandado de segurança com pedido de retorno dela à faculdade, sem quaisquer prejuízos pelos dias que esteve ausente por “força do ato discriminatório”.

O advogado alega que a estudante recebeu uma notificação da faculdade para prestar esclarecimentos sobre o processo judicial que respondeu por causa da morte da amiga.

No entanto, cita que a menina foi expulsa do curso sem a abertura de procedimento administrativo que garantisse a ela o contraditório e ampla defesa.

A defesa relembra que a jovem foi condenada pela prática de ato infracional análogo ao crime de homicídio doloso e que, depois de cumprido mais de um ano e cinco meses de medidas socioeducativas, a Justiça de Mato Grosso deu provimento a uma apelação que concedeu sua liberdade.

A faculdade defendeu-se alegando que o cancelamento da matricula da jovem aconteceu devido omissão dela e de seus familiares em não informar o processo judicial que, segundo a instituição, criou enorme instabilidade no âmbito acadêmico.

Faculdade ainda destacou que a continuidade da jovem na instituição se mostra “incompatível” com o ambiente de ensino, com a dignidade acadêmica, com os princípios que regem a conduta do estudante de medicina e com o Código de ética do Conselho Federal de Medicina.

Ao proferir a decisão, o juiz destacou que B.C. deve retornar ao convívio social. Ele ainda ressaltou que os fatos ocorreram quando a jovem não era aluna da faculdade.

“Ante o exposto, defiro da liminar para determinar à autoridade impetrada que reintegre a impetrante no curso de medicina em que está matriculada, sem qualquer prejuízo acadêmico pelos dias em que não o pode frequentar em razão do ato impetrado”, diz trecho da decisão.

B.C. matou Isabele Guimarães Ramos em julho de 2020, no condomínio Alphaville I, no bairro Jardim Itália, em Cuiabá, com um tiro no rosto. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet