Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

EX-MEMBRO DO MP

Autor de ações contra Emanuel, novo desembargador avaliará atuação futura: 'se me sentir apto, não vou fugir'

21 Fev 2024 - 20:06

Da Redação - Rodrigo Costa / Do Local - Pedro Coutinho

Foto: Pedro Coutinho/Olhar Direto

Autor de ações contra Emanuel, novo desembargador avaliará atuação futura: 'se me sentir apto, não vou fugir'
O novo desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Marcos Regenold Fernandes, afirmou que avaliará a possibilidade de se declarar suspeito em possíveis julgamentos envolvendo o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB).  A declaração dele foi dada nesta quarta-feira (21), durante a cerimônia de posse dos novos desembargadores do TJMT. 

Leia também
Mendes afirma que fim das 'saidinhas' foi medida acertada: 'se cometeu crime, tem que pagar de maneira dura'


Na Justiça Estadual, ele passa a ocupar uma vaga de desembargador destinada ao Ministério Público pelo critério do Quinto Constitucional, tendo integrado a lista sêxtupla encaminhada pelo MPE ao TJMT e, posteriormente a lista tríplice elaborada pelo Tribunal de Justiça e encaminhada ao governador Mauro Mendes (UNIÃO), que o escolheu e o nomeou para a função. 

Considerado linha dura contra Emanuel, Regenold acumula histórico de ações contra o prefeito. Em 2021, ele atuou na Operação Capistrum, que resultou no afastamento de Emanuel do comando da administração. Depois, em 2022, integrou o Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco), resultando, em 2023, no pedido de intervenção na Secretaria Municipal de Saúde da Capital.

Referindo-se a sua atuação nesses casos citados anteriormente, o desembargador foi questionado pela reportagem do Olhar Direto se há possibilidade dele se declarar suspeito em alguma ação envolvendo o prefeito da capital ou a prefeitura. Ele, por sua vez, respondeu que caberá avaliação a cada caso. No entanto, garantiu que se estiver apto, fará seu trabalho.  

“Os casos de impedimento e suspeição são expressamente previstos em lei. Se alguma dessas investigações ou dessas ações penais eu tenha efetivamente atuado ao ponto de ocorrer o impedimento, ele vai ser reconhecido naturalmente por mim mesmo. Agora, se eu não tiver impedido e me sentir apto a julgar, não tenha dúvida que eu não vou fugir do meu trabalho como magistrado”, disse. 

No fim do ano passado, já nomeado como desembargador, Regenold defendeu o Termo de
Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre Tribunal de Contas do Estado (TCE), MP e TJ para pôr fim à intervenção do Estado na Saúde de Cuiabá. 

À época, ele disse que foi uma medida acertada, que serviu como uma amarração para evitar que gestões “nocivas” praticadas anteriormente sejam retomadas.

Segundo ele, a intervenção só ocorreu porque não houve o cumprimento básico das funções da Secretaria de Saúde de Cuiabá, como a presença de médicos nas unidades e remédios. Ele disse que nas investigações que foram feitas no núcleo do patrimônio público, foi comprovado que havia falta de exames mínimos, como raio-x

“O que se fez foi uma amarração no sentido de evitar a recalcitrância e a retomada daquelas medidas nocivas de gestão que eram praticadas anteriormente”, pontuou, em entrevista ao Jornal da Manhã, da Cultura FM, no dia 21 de dezembro. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet