Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

EM BRASÍLIA

Advogado cuiabano é escolhido por Lewandowski para compor Ministério da Justiça

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Jean Uema, Marco Aurélio de Carvalho e Manoel Carlos em cerimônia em Brasília

Jean Uema, Marco Aurélio de Carvalho e Manoel Carlos em cerimônia em Brasília

O advogado cuiabano Jean Keiji Uema vai compor a equipe escolhida pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, para compor o Ministério da Justiça. Uema integra hoje a equipe do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e foi escolhido por Ricardo para atuar na Secretaria de Justiça.

Leia mais
Veja nomes de empresários, advogados e empresas alvos em operação por fraude de R$ 370 milhões

 Na secretaria, considerada ala estratégica no ministério por lidar com indicações de ministros e desembargadores de todo país, Uema vai substituir o advogado Augusto de Arruda Botelho.
 
Uema é militante da sigla desde a juventude e se graduou em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). É servidor concursado no Supremo Tribunal Federal no cargo de assessor jurídico e também atuou como assessor parlamentar no Senado Federal e consultor jurídico do Ministério da Saúde.
 
Ele é militante do PT desde a juventude e, anteriormente, já havia atuado como chefe de gabinete de Jaques Wagner, ex-chefe da Casa Civil de Dilma Rouseff (PT).
 
Lewandowski foi anunciado para o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública no começo de janeiro deste ano, após se aposentar do STF.
 
Lewandowski foi ministro da Suprema Corte por 17 anos, tendo se aposentado em 11 de abril de 2023. Ele foi nomeado para o tribunal em 2006. Antes, foi conselheiro da OAB, de 1989 a 1990. Ele ingressou na magistratura, em 1990, pelo quinto constitucional no Tribunal de Alçada (que funcionava como órgão de segunda instância na Justiça estadual, em paralelo aos tribunais de Justiça, e que não existe mais). Sua promoção a desembargador foi por merecimento.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet