Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Criminal

FRAUDE PROCESSUAL

Cabo da PM registrou 'sumiço' de arma após repercussão de assassinatos pela imprensa

Cabo da PM registrou 'sumiço' de arma após repercussão de assassinatos pela imprensa
O cabo da Polícia Militar Cássio Teixeira Brito, denunciado pelo assassinato de duas pessoas em situação de rua e outras três tentativas de homicídio, registrou um boletim de ocorrência afirmando que sua pistola 9 milímetros havia sido extraviada. O registro ocorreu após ver na imprensa a repercussão dos crimes. O investigado e o seu colega Élder José da Silva estão reclusos no Presídio Militar de Chapada dos Guimarães (65 km de Cuiabá), suspeitos de terem participado do crime.

Leia também 
Suspeito de liderar grupo que movimentou R$ 12 milhões com venda de motos roubadas é mantido preso

 
“Os denunciados inovaram artificiosamente, com o fim de induzir a erro o juiz e os peritos criminais, visando produzir efeito em processo penal ainda não iniciado, ao passo que, após tomarem conhecimento através da imprensa sobre o envolvimento de ambos nos crimes contra a vida, Cássio realizou o registro de Boletim de Ocorrência na cidade de Pedra Preta noticiando o extravio de sua arma de fogo funcional (Pistola Glock, calibre 9mm”, diz trecho da denúncia assinada pelo promotor Reinaldo Antônio Vessani Filho.
 
Além disso, o Ministério Público apontou que Cássio promoveu a “supressão, ocultação e destruição de provas, porque danificou seu aparelho de telefone celular”, que foi localizado durante cumprimento de mandado de busca domiciliar em sua residência.
 
O promotor escreveu ainda que os denunciados ocultaram veículo Land Rover, com vestígios de sangue, no pátio de uma transportadora. Também foi apurado nas investigações que Élder registrou um boletim de ocorrência afirmando que teria sido baleado de forma acidental na perna, quando estava caçando na região do município de Itiquira (350 km de Cuiabá).
 
Porém, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) apurou que, na verdade, Elder foi baleado – de forma não intencional - pelo colega durante a ação criminosa.
 
Essas são as justificativas para o promotor denunciar a dupla, além de homicídio quadruplamente qualificado, pelo crime de fraude processual.
 
Os crimes

Segundo o MPE, no dia 27 de dezembro de 2023, em Rondonópolis, os denunciados mataram as vítimas Odinilson Landvoigt de Oliveira (alcunha Russo) e Thiago Rodrigues Lopes.
 
As vítimas foram mortas a tiros. Os denunciados ainda tentaram matar, segundo o MPE, mais três pessoas: Antônio Marcos Marques de Souza, William Pereira de Oliveira Filho e Oziel Ferle da Silva (conhecido como Maranhão).
 
A acusação descreve que os PMs estavam em um veículo marca Land Rover, de cor escura, quando foram até as proximidades do Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), momento em que, na posse de arma de fogo de uso restrito (Calibre 9 mm), do interior do veículo, atiraram diversas vezes na direção das pessoas que se encontravam dormindo ou deitadas na calçada.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet