Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

EM CUIABÁ

Ministério Público notifica Estado a não iniciar obras do BRT sem autorizações urbanísticas

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Ministério Público notifica Estado a não iniciar obras do BRT sem autorizações urbanísticas
O Ministério Público de Mato Grosso, por meio da 17ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística e do Patrimônio Cultural de Cuiabá, notificou o Estado para que não comece as obras do BRT em Cuiabá até que sejam apresentadas as autorizações urbanísticas e de mobilidade previstas na legislação. Nesta quarta-feira (17), às 15h, haverá uma reunião na sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá, com a participação de representantes do Estado, do Consórcio BRT e técnicos do município de Cuiabá para discussão sobre o tema.

Leia também
Prefeitura de Cuiabá notifica Consórcio BRT e ameaça embargar obras na capital se licenças não forem apresentadas


Na notificação recomendatória, a promotora de Justiça Maria Fernanda Corrêa da Costa ressalta que, além do alvará de obras emitido pelo órgão municipal competente, serão necessárias também a aprovação do Relatório de Impacto de Trânsito (RIT) e a apresentação de pareceres favoráveis emitidos pelos órgãos de proteção do patrimônio cultural relativos às obras nas imediações e entorno dos bens tombados. As exigências estão previstas na Lei Complementar Municipal nº 516/2022.

Conforme a promotora de Justiça, a Licença Ambiental de Instalação expedida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) não supre as análises de adequação das técnicas e composições da obra pública aos requisitos da legislação urbanística e ao controle municipal sobre a paisagem urbana.

Segundo ela, na própria Licença Ambiental de Instalação nº 75798/2023, expedida pela Sema, consta a restrição de que “a Licença Ambiental não dispensa e nem substitui Alvará ou Certidão de qualquer natureza exigida pela Legislação Federal, Estadual e Municipal”.

Nota

O governo estadual se manifestou da seguinte forma: 

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informa que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) autorizou a execução das obras do Sistema BRT “independente da análise/autorização do Poder Executivo de Cuiabá”.

Além disso, as obras só tiveram início após a obtenção das licenças ambientais necessárias.

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet