Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Administrativo

LISTA TRÍPLICE FORMADA

Advogado mato-grossense fica fora da disputa pela vaga de desembargador no TRF

Foto: Reprodução

Advogado mato-grossense fica fora da disputa pela vaga de desembargador no TRF
O advogado mato-grossense João Celestino Correa da Costa Neto ficou de fora da lista tríplice formada para preencher a vaga de desembargador no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, o TRF-1, destinada à advocacia. A relação foi definida nesta quinta-feira (14) e o advogado do Piauí Vicente de Paulo de Moura Viana é o nome favorito para ocupar o cargo. A definição final cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Leia também 
Advogado mato-grossense disputa vaga de desembargador no Tribunal Regional Federal

 
Celestino recebeu 7 votos, ficando atrás de Vicente de Paulo de Moura Viana (29), Eduardo Filipe Alves Martins (32) e Rebeca Moreno da Silva (27). Além deles, compuseram a sêxtupla Larissa Chaves Tork de Oliveira (14) e Marcus Gil Barbosa Dias (5).

Duas listas foram compostas no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, para duas vagas no TRF1, e foram encaminhadas ao Tribunal. Mais de 20 advogados se inscreveram para a disputa e, posteriormente, uma lista com seis nomes foi definida.

Após a formação dos seis, a lista foi enviada ao TRF-1, que reduziu a relação para três nomes, que serão encaminhados para o Palácio do Planalto. 

Apesar de Eduardo Filipe Martins ter recebido mais votos e ter a influência por ser filho do ministro Humberto Martins, ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o nome favorito para preenchimento da vaga é de Vicente Paulo de Moura, defensor do Piauí.

Em outubro, Celestino agradeceu ter seu nome relacionado entre os seis favoritos e ressaltou a honra de ter dado mais um passo em sua carreira.

Cuiabano, de 57 anos, já foi por dois mandatos vice-presidente da OAB-MT, gestão 98/2000 e 2001/2003, ocasião em que eram presidentes Rubens de Oliveira Santos Filho e Ussiel Tavares. Por diversas circunstâncias, assumiu a presidência da Seccional de Mato Grosso. No Sistema OAB, também foi presidente da ESA-MT e de duas comissões temáticas (Exame da Ordem e Ensino Jurídico).

No Judiciário, atuou como magistrado por duas vezes no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), de 2002 a 2004 e 2006 a 2008. Ele é o patrono do senador por Mato Grosso, Jayme Campos.
 
"Para mim, é uma satisfação ser escolhido para projeto de tamanha importância, na verdade uma honra e mais um passo na caminhada da profissão, em razão de que estão no mesmo universo do sistema de justiça, advogados, magistrados. Ressalto que este projeto não é individual e sim um projeto dos advogados de Mato Grosso, apenas me coloco a disposição e aguardamos a decisão final com respeito a todos os meus pares", comentou João Celestino.
 

Foram deferidas as seguintes inscrições

Adriane Cristine Cabral Magalhães - OAB-AM
Clarice Viana Binda - OAB-MA
Diego D'Avilla Cavalcante - OAB-AM
Diogo Seixas Condurú - OAB-PA
Eduardo Filipe Alves Martins - OAB-DF
Étilo Ferreira de Sá - OAB-DF
Flávio Jaime de Moraes Jardim - OAB-DF
Gustavo Furtado Silbernagel - OAB-TO
Helbert Maciel - OAB-PI
Henrique Gonçalves Trindade - OAB-BA 
Iure de Castro Silva - OAB-GO
João Celestino Correa da Costa Neto - OAB-MT
José Antonio Figueiredo de Almeida Silva - OAB-MA
Larissa Chaves Tork de Oliveira - OAB-AP 
Liz Marília Guedes Vecci Mendonça - OAB-GO 
Lucas Lima Ribeiro - OAB-DF 
Luiz Fernando Pedrosa Fontoura - OAB-MA
Marcelo de Almeida Pereira - OAB-BA
Marco Antônio Coêlho Lara - OAB-DF 
Rebeca Moreno da Silva - OAB-RR
Riod Barbosa Ayoub - OAB-MA
Tácia Helena Nunes Cavalcante - OAB-PI
Thiago Lopes Cardoso Campos - OAB-BA
Vicente de Paulo de Moura Viana - OAB-DF
Wilson Azevedo dos Santos - OAB-GO 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet