Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Constitucional

critério de aferição

Aras entra com ação no Supremo contra lei que disciplina promoção de membros do MPE

Foto: Agência Brasil

Aras entra com ação no Supremo contra lei que disciplina promoção de membros do MPE
Procurador-geral da República, Augusto Aras entrou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar lei que veiculou critério de aferição da antiguidade para promoção/remoção de membros do Ministério Público de Mato Grosso, consistente no tempo de serviço público.

Leia também 
Advogado junta vídeo sobre supostas agressões de PMs contra preso por atear fogo em caminhão; veja
 

Segundo os autos, ao dispor sobre a organização do Ministério Público, a Lei Complementar 416/2010 do Mato Grosso, no seu art. 97, parágrafo único, veiculou critério de aferição da antiguidade para promoção/remoção de membros do MP consistente no tempo de serviço público.
 
Ocorre, porém, que o art. 61, II e VI, da Lei federal 8.625/1993 apenas admite como critério de apuração da antiguidade, para efeito de promoção e remoção de membros, a atuação na entrância ou categoria.
 
Segundo o PGR, ao estabelecer critério de antiguidade baseado no maior tempo de serviço público, ou seja, em lapso laboral alheio ao exercício das funções ministeriais, versaram as disposições estaduais impugnadas sobre matéria reservada à LONMP (Lei Orgânica Nacional do Ministério Público), com ofensa aos arts. 24, §§ 1º a 4º, 61, § 1º, II, d, 128, § 5º, e 129, § 4º, c/c art. 93, da Constituição Federal.
 
Assim, Aras postula que se julgue procedente o pedido para declarar a inconstitucionalidade da expressão “o que tiver mais tempo de serviço público” contida no parágrafo único do art. 97 da Lei Complementar 416/2010.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet