Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

dois suspeitos

Operação contra fake news envolvendo governador foi autorizada pelo TRE em pedido da Delegacia de Crimes Informáticos

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Operação contra fake news envolvendo governador foi autorizada pelo TRE em pedido da Delegacia de Crimes Informáticos
Mandado de busca e apreensão cumprido em Rondonópolis para apurar prática de propagação de Fake News em relação ao governador de Mato Grosso, Mauro Mendes e a sua família, foi expedido pelo Juiz da 46ª Zona Eleitoral de Rondonópolis, Wanderlei José dos Reis, após análise de Representação oriunda da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos de Cuiabá.

Leia também 
Força-tarefa encontra célula criminosa que produz vídeos e notícias falsas contra Mauro Mendes

 
Delegacia noticiou que duas pessoas estariam veiculando Fake News por meio de números telefônicos. Sendo assim, o juiz autorizou a busca e apreensão domiciliar de dados, arquivos eletrônicos e mensagens ou comunicações eletrônicas, mesmo que já registradas e armazenadas em eventuais computadores ou em dispositivos eletrônicos de qualquer natureza, inclusive smartphones e tablets que forem encontrados. Também foi autorizado fazer uma varredura na residência, bem como ter acesso aos dados da portaria.
 
Em sua decisão o magistrado explicou que, analisando os autos, verifica-se que a documentação apresentada, resultante de diligências investigativas preliminares, trazem razoáveis indícios da probabilidade de que no endereço dos representados poderão ser encontrados objetos relacionados à pratica delituosa.
 
 “A finalidade dessa prática de crimes seria difundir notícias supostamente falsas, a fim de gerar desinformação, principalmente em época eleitoral, utilizando de sua expertise em marketing digital, atentando contra a honra em desfavor da vítima, que é o atual Governador do Estado de Mato Grosso e candidato à reeleição, imputando-lhe condutas desonrosas e até mesmo a prática de crimes, com o objetivo de macular a imagem pública do ofendido em um pleito eleitoral em curso e influenciar o eleitor no dia 2 de outubro”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet