Olhar Jurídico

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Trabalhista

TRT em Movimento: Tribunal dá início a projeto de visitas às varas do interior

Dando cumprimento a um dos projetos estratégicos do novo Plano de Gestão da Justiça do Trabalho mato-grossense, foi colocado em prática o “TRT em Movimento”, iniciativa que prevê a visita de uma equipe multidisciplinar do Tribunal às varas do trabalho do interior do estado.

A ideia é “promover a integração das ações, ampliar os canais de comunicação e identificar as necessidades específicas de cada localidade, a partir da contribuição de seus magistrados e servidores”, conforme descrito no projeto estratégico 14 do planejamento aprovado no fim do ano passado.

Tendo à frente o presidente Edson Bueno e a vice-presidente Beatriz Theodoro, a equipe dessa primeira etapa do projeto esteve, durante a semana passada, em Pontes e Lacerda, Mirassol d’Oeste e Cáceres. O grupo foi composto pelos juízes auxiliares da Presidência Paulo Brescovici e Plínio Podolan, pelo secretário geral da Presidência Wanderson França, pela assessora Sueli Ferraz e pela coordenadora do Núcleo de Qualidade de Vida, Helena Periotto.

A Vara de Pontes e Lacerda foi a primeira a receber o projeto e durante toda a manhã de terça-feira (21) foi desenvolvida uma série de atividades enfocando as qualidades e os desafios da unidade, a saúde e bem estar no ambiente de trabalho. A análise dos dados estatísticos e as perspectivas de auxílio à unidade esteve a cargo do juiz Paulo Brescovici, que reuniu-se com a titular da Vara, juíza Rafaela Pantarotto.

Concluindo a visita, a desembargadora vice-presidente Beatriz Theodoro falou sobre o papel da Ouvidoria, unidade da qual permanecerá à frente pelos próximos dois anos, e o desembargador presidente Edson Bueno elogiou o ambiente observado em Pontes e Lacerda e tratou brevemente sobre os objetivos gerais da gestão que se inicia. “A mensagem que gostaria de deixar é que vamos fazer mais com menos, otimizando ferramentas e rotinas de trabalho”, salientou.

TRT/MT
Univag-fachada.jpg
Vara de Mirassol d'Oeste também recebeu a visita do TRT em Movimento
A presença dos principais dirigentes do Tribunal foi elogiada pela equipe da vara, a exemplo do servidor Leonhard de Lima Nogueira que relatou já ter trabalhado em outros tribunais, entre os quais o TRT goiano, e de nunca ter visto um presidente se deslocar a fim de ver in loco a realidade do interior. No mesmo sentido, manifestou-se o servidor Cássio Douglas Lima Mendes, que até 2012 atuava no TRT do Pará. “Nunca vi essa preocupação de uma gestão conhecer a realidade do interior e se colocar à disposição de todos”, afirmou.

Na quarta-feira (22), a equipe do Tribunal foi recepcionada em Mirassol d’Oeste pelas juízas Karine Bessegato e Isabela Flaitt, que parabenizaram a Administração pela iniciativa.

Os servidores da unidade avaliaram o significado da visita. “Receber os representantes do Tribunal nos faz sentir valorizados, especialmente quando se trabalha em locais distantes”, afirmou o servidor João Marcos de Paula Alves.

A equipe da vara comentou a importância das atividades realizadas durante a visita, que propiciaram reflexões sobre o planejamento da unidade e seus desafios. A Vara de Mirassol fechou 2013 com um percentual de 112,83% de processos solucionados em relação aos ajuizados no ano. “Que bom ver que há a preocupação de se conhecer não só as estatísticas e a estrutura da Vara, mas as pessoas que aqui trabalham”, avaliou João Marcos.

O ambiente de coleguismo chamou a atenção dos visitantes. “A imagem que a gente leva daqui é de uma equipe coesa, capacitada e com vontade de crescer”, destacou o juiz Plínio. O clima harmônico também mereceu destaque da desembargadora vice-presidente. “Saio com um sentimento muito positivo porque vi que um verbo conjugado sempre aqui é ‘compartilhar’ e isso se reflete na equipe, no bom resultado alcançado, nas metas – cujo maior objetivo é servir o ser humano, a sociedade – e os números desta vara estão aí para comprovar”, concluiu.

TRT/MT
SESI Getrin.jpg
Visita à Vara de Cáceres concluiu a primeira fase do projeto
Finalizando, o desembargador Edson agradeceu a receptividade, cumprimentou magistrados e servidores que atuaram e ainda atuam na unidade pelo “extraordinário rendimento” verificado e enfatizou que as portas do Tribunal e em especial da Presidência estão abertas para atender a todos.

A equipe multidisciplinar concluiu a primeira etapa do projeto visitando, na quinta-feira (23), a Vara de Cáceres. Tendo à frente o juiz José Pedro Dias, a unidade também se destaca pelo desempenho e celeridade. Em 2013, solucionou 114,83% processos a mais do que o número de novas ações. “O nosso desafio é manter o padrão de bom serviços prestados à sociedade”, observou o diretor de Secretaria, Cézare Pastorello, resumindo o que pontuaram os demais servidores da vara.

O comprometimento da equipe, atenta às mudanças trazidas pelas novas ferramentas como o PJe e aos prazos processuais, sempre com vista à continuar servindo com excelência à população da região, foi enaltecido pelo desembargador Edson Bueno ao encerrar a visita. “Nós que optamos pelo serviço público não podemos jamais esquecer desse objetivo de servir à sociedade”, concluiu, agradecendo a todos pela acolhida e pelo empenho observado.

Concluída a primeira etapa, será dado prosseguimento ao projeto TRT em Movimento com a visita às demais varas do trabalho do interior de Mato Grosso, em cronograma a ser publicado pela Administração do Tribunal.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet