Olhar Jurídico

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Geral

Com crescimento de 30% no último ano, Projeto Ribeirinho Cidadão entra na 7ª edição em 2014

A Defensoria Pública do Estado, sob Djalma Sabo Mendes Júnior, realiza neste ano a sétima edição do Projeto Ribeirinho Cidadão, que tem por intuito levar todo tipo de assistência à população que reside às margens dos rios da região de Santo Antônio de Leverger a Poconé. O projeto, que iniciou com 580 atendimentos, atingiu uma marca superior a 4,5 mil beneficiados no ano passado, primeiro ano de gestão de Djalma.

A chalana com os Defensores Públicos Air Praeiro Alves e Munir Arfox, do Núcleo de Regularização Fundiária e Marcelo Rodrigues Leirião, da Comarca de Várzea Grande, parte de Barão de Melgaço em 21 de fevereiro e retorna para Cuiabá dia primeiro de março. Além deles, a comitiva contará com Médicos, Dentistas, Juiz, Promotor de Justiça, dentre outros profissionais aptos a solucionar questões sociais.

O Ribeirinho Cidadão, entretanto, será dividido em duas partes: a fluvial e a terrestre. A segunda etapa começa no dia seis de março, por Santo Antônio de Leverger, sendo encerrado no dia 10, na Reserva Indígena Gomes Carneiro.

“Este projeto teve início há sete anos com o objetivo de prestar assistência jurídica à população Ribeirinha. No entanto, na medida em que ia sendo realizado, percebeu-se a necessidade da integração de outros serviços, também carentes na região. Dessa forma foi ocorrendo a evolução dos serviços prestados, que hoje também incluem assistência médica e social”, explicou o Defensor Público-Geral.

Assim, com o aumento da oferta de serviços, também cresceu o número de atendimentos, que saltou de 3,5 mil pessoas beneficiadas em 2012 para 4.625 no ano passado, equivalente a 30%. Nos primeiros cinco anos de realização do projeto, a média de aumento foi de 500 pessoas por ano.

Neste ano o projeto conta com o apoio do Tribunal de Justiça de Mato Grosso; Tribunal Regional do Trabalho; Tribunal Regional Eleitoral; Ministério Público; Secretaria Estadual de Segurança Pública; de Saúde e de Meio Ambiente; Juizado do Meio Ambiente; Assembleia Legislativa; Banco do Brasil; das Prefeituras de Santo Antônio de Leverger, Poconé e Barão de Melgaço; e de médicos voluntários.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet