Olhar Jurídico

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Geral

Atlas da Justiça

Mato Grosso está na 11ª posição no ranking de acesso da Justiça no país

Foto: Reprodução

Mato Grosso está na 11ª posição no ranking de acesso da Justiça no país
O Índice Nacional de Acesso à Justiça (Inaj), disponível no Atlas do Acesso à Justiça, mostra que Mato Grosso está na 11 ª posição do ranking nacional de acesso aos serviços ligados ao Judiciário. Os dados mostram que Mato Grosso aparece com 0,17 pontos, considerando equipamentos judiciais e extrajudiciais. A posição é divida com os estados de Goiás e Espírito Santo.

Na média nacional, o Brasil registra índice de 0,16 – 12 unidades da federação têm indicadores superiores à média nacional.

O estudo mostra que os moradores do Distrito Federal (DF) têm as maiores condições de acesso aos aparelhos judiciais. Na outra ponta está o Maranhão, com o pior desempenho, com a média de 0,06.

O banco de dados é administrado pelo Executivo federal consolida em uma mesma ferramenta informações como número de profissionais e de unidades da Justiça – entre as quais Defensoria Pública, Ministério Público, Procons e instâncias do Judiciário – para quantificar o grau de dificuldade que a população enfrenta ao tentar usar serviços públicos judiciais.

O portal do Atlas do Acesso à Justiça também traz informações sobre os serviços extrajudiciais, como cartórios, delegacias e Procons, e utiliza dados sobre o total da população e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de cada localidade.

'Mapa da Justiça'

Além dos dados sobre acesso aos serviços judiciais, o atlas que será divulgado nesta segunda pelo governo federal traz ainda o "Mapa da Justiça". A ferramenta virtual indica quais serviços na área da Justiça estão à disposição em todas as regiões do Brasil e mostra também endereços, telefone e sites para auxiliar os cidadãos.

O portal mostra, por exemplo, o número de magistrados, defensores públicos, promotores, procuradores e advogados do país. A ferramenta revela ainda o número regionalizado desses profissionais a cada 100 mil habitantes, assim como a estrutura desses órgãos em todas as unidades da federação.

“a localização dos órgãos e instituições foi obtida diretamente com o Sistema de Justiça, que forneceu os dados via acordos de cooperação técnica que foram celebrados com o Ministério da Justiça e, também, foram utilizadas as informações disponibilizadas pelas instituições na rede mundial de computadores”, diz trecho Atlas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet