Olhar Jurídico

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Geral

Projetos socioambientais do TRT/MT são apresentados no TRT Amazonas/Roraima

Os projetos socioambientais desenvolvidos pelo TRT de Mato Grosso foram apresentados a servidores e magistrados do TRT11, que exerce jurisdição nos estados de Amazonas (AM) e Roraima (RR). A exposição ocorreu na última semana no auditório do Fórum Trabalhista de Manaus e a palestra foi ministrada pelo chefe da Seção de Gestão Socioambiental do TRT/MT, Maurício Snowareski.


A apresentação ocorreu a convite do Tribunal AM/RR e reuniu um público de cerca de 60 pessoas, entre os quais o presidente e a vice-presidente da instituição, respectivamente desembargadores David de Mello Júnior e Maria Alecrim Marinho.

Snowareski detalhou os nove projetos do programa de Gestão Socioambiental do TRT/MT, responsáveis por retirar do lixo comum de centenas de famílias de servidores, magistrados e terceirizados uma longa lista de materiais, desde os mais comuns, como papel, papelão, plásticos, latas de alumínio e embalagens longa vida, até outros cuja a reutilização é mais complicada, a exemplo dos tubos de pasta, radiografias, pilhas e baterias, óleo de cozinha, entre outros.

Conforme explicou Maurício, os projetos, além de proporcionarem redução de impactos ambientais causados pela atividade judiciária, também contribuem para a geração de renda a integrantes de cooperativas e associações de catadores envolvidos no processo. Essas ações também resultam na destinação de recursos financeiros para cerca de 30 instituições assistidas pelo Comitê Pró-Infância, entidade mantida por magistrados e servidores do TRT/MT.

Outro assunto tratado pelo chefe da Seção de Gestão Socioambiental do TRT/MT foi as varas da cidadania, projeto que propicia a inclusão digital de moradores dos municípios onde existem unidades da Justiça do Trabalho, tendo beneficiado mais de 370 mil pessoas desde 2006. Atualmente, as varas da cidadania passam por uma reestruturação, oferecendo cursos de qualificação profissional, por meio de parcerias firmadas com o SESI/MT.

Maurício Snowareski ainda falou sobre os edifícios sustentáveis construídos pelo Tribunal mato-grossense. Conforme detalhou, trata-se de uma política da instituição voltada para redução de impactos ambientais e que se traduzem na construção de sedes de fóruns trabalhistas que prezam pela utilização correta de recursos, com sistemas de reaproveitamento de águas das chuvas e de pias e ralos e redução do consumo de energia elétrica, entre outros.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet