Imprimir

Notícias / Eleitoral

Justiça suspende publicação de candidato ligado a Abilio que simulou participação em debate para atacar Botelho

Da Redação - Arthur Santos da Silva

Juiz eleitoral Moacir Rogério Tortato deferiu liminar determinando remoção de postagem feita pelo candidato a vereador, Rafael Yonekubo (PL), que manipula imagens para atingir o candidato à Prefeitura de Cuiabá, Eduardo Botelho (UNIÃO). Yonekubo é ligado ao também candidato à Prefeitura, Abilio Brunini.

Leia também 
Ex-PM que matou advogada e deixou corpo no Parque das Águas passará por nova perícia de insanidade mental

 
Segundo os autos, perfis de Abilio Brunini e Rafael Yonekubo publicaram vídeo ilegal contendo propaganda irregular com “deboche” e “galhofa”. Yonekubo simula participação e desvirtua debate realizado.
 
A intenção, segundo os autos, é criar descontextualização e estados mentais artificiais na população, através de montagens grosseiras, sempre com intuito de ridicularizar o candidato Botelho.
 
Segundo decisão, a veiculação do material parece configurar a utilização indevida de trucagens e montagens, com o intuito de degradar e ridicularizar o candidato adversário, em aparente infringência das normas eleitorais pertinentes.
 
Liminar foi deferida determinando que Rafael Yonekubo remova imediatamente a postagem veiculada, bem como se abstenha de replicar a referida peça publicitária em outras redes sociais e meios de comunicação, sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil.
Imprimir