Imprimir

Notícias / Criminal

Justiça mantém prisão de empresária alvo de operação para combater desvios na Saúde

Da Redação - Arthur Santos da Silva

Justiça Estadual manteve prisão preventiva em face da empresária Samantha Nicia Rosa Chocair, que se entregou para cumprimento de mandado, nesta terça-feira (2). Pai da empresária, Jose Constantino Chocair, também está preso. Ambos são alvos da Operação Higia. Decisão sobre Samantha foi estabelecida em audiência de custódia. 

Leia também 
Justiça recebe ação contra Paccola e determina suspensão do porte de arma


O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) de Sorriso deflagrou na quinta-feira (28) a operação “Hígia”, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão e sequestro de bens. A operação apura a prática de fraudes e desvio de recursos públicos envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde e empresas privadas.
 
Estima-se que o prejuízo causado aos cofres públicos supere o montante de R$ 3 milhões. De acordo com o Gaeco de Sorriso, para a execução das fraudes e desvio de recursos públicos, os investigados utilizavam-se de processos judiciais de saúde em curso, nos quais havia o bloqueio de valores nas contas do Estado de Mato Grosso para custear o tratamento médico pleiteado na ação.

Explica ainda que após o recurso ser bloqueado, era transferido ao Fundo Municipal de Saúde, e, a partir de uma mesma ação judicial, isto é, mesmo paciente e procedimento médico solicitado, eram confeccionados, por várias vezes, processos administrativos de pagamento, alterando-se, tão somente, a nota fiscal e o ofício que o acompanhavam.

A operação Hígia contou com o apoio das unidades do Gaeco de Cuiabá e Cáceres.
Imprimir