Imprimir

Notícias / Civil

TCE pede que STF restabeleça possibilidade de constrição de bens e afastamento de agentes

Da Redação - Arthur Santos da Silva

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) propôs ação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para barrar decisão de instância inferior que suspendeu o exercício de poder geral de cautela pela corte de contas. O caso está sob relatoria do ministro Luiz Fux.

Leia também 
Acusado de matar esposa com golpes de tábua de carne participa de júri por videoconferência

 
Conforme os autos, decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) em ação proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE) suspendeu, em sede de liminar, a possibilidade de expedição de medidas cautelares pelo Tribunal de Contas.
 
Segundo o recurso ao STF, com a decisão do TJMT “as atividades de fiscalização e controle desempenhadas pela corte podem vir a sofrer gravíssimo e irreversível prejuízo caso mantido o ceifamento do poder geral de cautela do tribunal”.
 
A decisão do TJMT trata exatamente sobre a possibilidade de constrição cautelar de bens e de afastamento cautelar de agentes públicos. O pedido de suspenso no STF se apoia, segundo o Tribunal de Contas, “no interesse público a um controle externo útil e eficaz e na ameaça a grave lesão à ordem e à economia públicas”.
 
Ao Supremo, em sede liminar, o TCE busca a suspensão da medida cautelar expedida pelo Órgão Especial do TJMT, mantendo assim a possibilidade de decretação de indisponibilidade de bens e afastamento temporário de servidores.
 
No mérito, há pedido para que o exercício de poder geral de cautela seja definitivamente reconhecido. Fux já requisitou manifestação do Ministério Público de Mato Grosso, autor da ação originária.
Imprimir