Imprimir

Notícias / Eleitoral

Frical afirma que pesquisa Gazeta Dados em VG induz eleitor ao erro e pede suspensão de divulgação

Da Redação - Arthur Santos da Silva

A coligação Várzea Grande Pode Mais, encabeçada por Flavio Frical (PSB),  apresentou representação para suspender pesquisa de intenção de voto para prefeito e vereadores realizada pela empresa Gazeta Dados. Segundo processo, a pesquisa identificada pelo número MT-06855/2020 possui falha matemática em sua divulgação.

Leia também 
Ministro concede liberdade a empresário que foi preso com 4 toneladas de cocaína

 
Conforme os números encomendados pelo jornal A Gazeta, Várzea Grande aponta a eleição de Kalil Baracat (MDB) para a prefeitura do município com 54,24% dos votos válidos. O emedebista aparece com o dobro de intenção de votos que o segundo colocado, o empresário Flávio Frical, que alcançou 27,12%. Na terceira colocação está o deputado federal Emanuelzinho (PTB) com 16,95%. E em último lugar, Miltão, do Psol, com 1,69% da preferência do eleitorado.
 
Para se chegar ao percentual de votos, porém, desconsideram-se os índices de brancos e nulos (8%) e os de não sabe e/ou não responderam (33%).  Segundo representação, procedendo a somatória entre os valores apresentados, tem-se o total de 141%.
 
O Gazeta Dados também mediu a rejeição dos 4 postulantes. O deputado federal Emanuelzinho lidera com 41% das indicações dos entrevistados. Em segundo lugar no ranking de rejeição está Miltão, com 35%. Flávio Frical possui 29% de rejeição. Kalil Baracat é o candidato com menor rejeição em Várzea Grande, reunindo 21%.  Conforme os autos, a soma dos resultados sobre rejeição “perfaz o total de 126%”.
 
“A forma de divulgação escolhida pelo jornal A Gazeta acaba por induzir o eleitor ao erro, afinal, artificialmente, incha às intenções de voto ao primeiro colocado”.
 
O pedido
 

A representação de Frical pede a suspensão, em sede liminar, da divulgação do resultado da pesquisa impugnada. “Ora Excelência, resta comprovado que a forma de divulgação dos dados causa confusão no eleitorado várzeagrandense, em especial pelo índice de rejeição que ultrapassa a quantidade máxima de entrevistados (100%)”.

Representação aguarda julgamento na 20ª Zona Eleitoral de VG. 
Imprimir