Imprimir

Notícias / Geral

MT pode alcançar oito mil mortes caso não sejam adotadas medidas de isolamento, diz MP

Da Redação - Arthur Santos da Silva

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Ministério Público Federal e Ministério Público do Trabalho sem embasam em estudos que apontam para a ocorrência de mais de oito mil mortes em Mato Grosso caso não sejam adotadas medidas estritas de isolamento no combate ao novo coronaírus.

Leia também 
Publicação que flexibiliza isolamento traz contratações sem licitações que somam R$ 7,5 milhões
 

A informação consta em documento enviado ao governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), requereram a suspensão dos efeitos do Decreto 426/2020, que relaxou as medidas restritivas, atividades comerciais e industriais, incluindo  lojas de departamento e shopping centers.
 
Segundo Mauro Mendes, as novas medidas foram consolidadas buscando o equilíbrio entre o isolamento social necessário e a garantia de empregos. “Precisamos agir com responsabilidade, equilíbrio e bom senso. Estamos defendendo o rigor do isolamento social, não o isolamento econômico. Não podemos transformar um problema num problema ainda maior. Por isso continuaremos mantendo Mato Grosso no isolamento social, sem tirar a liberdade do trabalhador. É possível trabalhar mantendo as regras de segurança sanitária”, afirmou o governador.
 
Estão permitidos, por exemmplo, distribuição e comercialização de equipamentos, de peças e de acessórios para refrigeração, bem como os serviços de manutenção, serviços funerários, concessionária de veículos, shopping centers, lojas de departamento, galerias e congêneres, atividades acessórias, de suporte e de disponibilização dos insumos necessários à cadeia produtiva relacionadas às atividades e aos serviços alimentícios. Além de indústrias, serviços agropecuários, transporte de numerário.
 
Restrições restantes

Além do impedimento de qualquer evento ou atividade que demande aglomeração de público ou reunião de pessoas, permanecem proibidos o funcionamento de parques públicos e privados, praias de água doce, teatros, museus, casas de shows, qualquer tipo de festa, feiras, academias, ginásios esportivos e campos de futebol, missas, cultos e celebrações religiosas. Atividades escolares públicas e privadas continuam suspensas até o dia 5 de abril de 2020.

Nota 

O Governo do Estado reforça que as medidas consolidadas em decreto publicado nesta quinta-feira (26.03) estão alinhadas com as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e com a nota técnica expedida pela Sociedade Brasileira de Infectologistas (SBI).  

O Governo esclarece que, ao contrário do que foi publicado no site do Ministério Público Estadual, não houve qualquer “relaxamento” das medidas restritivas de isolamento, tanto que todas as ações para evitar o contato social foram mantidas. 

Também não procede a informação de que houve “liberação” do comércio, já que em nenhum momento o Governo de Mato Grosso havia restringido as atividades econômicas no Estado, a não ser academias, bares, lanchonetes, restaurantes, shows, eventos e reuniões de toda natureza. 

Importante ponderar que as atividades econômicas só estão permitidas para as empresas que respeitarem as normas sanitárias e garantirem a segurança e saúde dos trabalhadores contra o covid-19.

 
Imprimir