Imprimir

Notícias / Criminal

Proposta de delação atribuída a Riva revela propina paga por duas construtoras ligadas a ex-prefeito

Da Redação - Arthur Santos da Silva

Trecho de proposta de colaboração premiada atribuída ao ex-deputado estadual José Riva afirma que as empresas Eldorado Construções e Obras de Terraplanagem Ltda e a empresa Tirante Construtora e Consultoria Ltda pagaram propina na Assembleia Legislativa (ALMT).

Leia também 
Riva detalha pagamento de até R$ 10 milhões em cada eleição da Mesa; retrospectiva

 
Conforme o documento enviado ao Olhar Direto, a Eldorado Construções e Obras de Terraplanagem construiu a sede da ALMT no Centro Político Administrativo.

A Tirante Construtora, ainda segundo documento, construiu o estacionamento da Casa de Leis, a reforma e ampliação dos gabinetes dos Deputados, parte da alvenaria do Teatro, o depósito da Secretaria de Patrimônio, a Casa de TV e de Gerador, bem como o reservatório de águas pluviais.
 
“Sendo assim, a propina paga pelas empresas Eldorado e Tirante, foram utilizadas para financiar a propina dos Deputados Estaduais, eleições de mesa diretora, bem como das campanhas eleitorais dos membros da Casa”, afirma trecho do documento.
 
Ainda conforme proposta de colaboração atribuída ao ex-deputado, o esquema de propina que envolvia ambas as empresas era efetuado exclusivamente por Riva diretamente com Anildo Lima Barros, representante legal das empresas Tirante e Eldorado e ex-prefeito de Cuiabá.
 
No fim de 2018 o Ministério Público denunciou o deputado estadual Romoaldo Júnior (MDB) e o ex-parlamentar Mauro Savi (DEM) por fraude estimada em R$ 16,6 milhões, resultado de superfaturamento na execução de obra licitada junto para construção do estacionamento nas dependências da Assembleia Legislativa.

Outro lado

A reportagem não conseguiu contato com Anildo Lima Barros, representante legal das empresas Tirante e Eldorado e ex-prefeito de Cuiabá, até a publicação desta matéria. O espaço para manifestação segue aberto. 
Imprimir