Imprimir

Notícias / Civil

Recuperação judicial de concessionária com dívida de R$12 milhões é homologada pela Justiça

Da Redação - Wesley Santiago

A Justiça aprovou o plano de recuperação judicial da Tauro Motors Veículos Importados LTDA, com sede em Cuiabá. A decisão da última quinta-feira (27), proferida pela juíza Anglizey Solivan de Oliveira, permite que a empresa cumpra o pagamento aos credores trabalhistas, com garantia real, quirografários, microempresas e empresas de pequeno porte, conforme cronograma apresentado. A dívida é de R$ 12 milhões.

Leia mais:
​De portas fechadas, Central da Moda passa por auditoria e pode ter recuperação judicial cancelada

O pedido de recuperação judicial aconteceu em 13 de julho de 2017. O Plano de Recuperação e propostas modificadas foram aprovadas na Assembleia Geral dos Credores (AGC) onde foi acordado a dispensa, por ora, da apresentação da certidão negativa de débitos fiscais.

Ficou estabelecido que o plano começará a ser cumprido a partir do Natal (25/12). A defesa da empresa ressalta que a falta da apresentação das certidões negativas não traz qualquer prejuízo para o fisco, uma vez que, as execuções fiscais não são suspensas pelo deferimento da recuperação judicial, permitindo que a cobrança possa ser feita a qualquer momento.

“A Tauro Motors teve seu plano de Recuperação Judicial aprovado antes de completar um ano do processo e com grande percentual de aprovação, que chegou a 98% dos credores presentes na Assembleia, e agora é homologado pela Justiça. A boa relação e a rápida negociação com credores possibilitou a empresa restaurar a normalidade de suas operações o que fará a mesma cumprir o plano de pagamento aprovado com altíssima adesão dos credores. Comparo o processo de recuperação com a UTI: O paciente só deve ficar o tempo necessário. UTI demais acaba trazendo outras complicações e às vezes até a morte”,  diz a advogada da empresa, Thais Sversut Acosta.

Conforme a decisão judicial, a aprovação do Plano também prevê que seja dada baixa em protestos e a retirada do nome da recuperanda dos cadastros de inadimplentes, por débitos sujeitos ao Plano homologado, com a ressalva de que tal providência será adotada sob a condição resolutiva de que a devedora cumpra todas as obrigações previstas no Plano.

Histórico

A Tauro Motors está em operação em Cuiabá desde 1994. No processo, a empresa - especializada em veículos de marca japonesa Mitsubishi - aponta que começou a enfrentar dificuldades em 2009, quando o proprietário Paulo Boscolo adquiriu um imóvel em leilão judicial com o objetivo de ampliar e modernizar a estrutura empresarial e, para isso, realizou empréstimos juntos a bancos em operações elevadas.

A situação também se agravou, segundo a concessionária de veículos, em 2013 depois de adquirir o espólio de concessão da também japonesa Suzuki. No entanto, percebeu que a transação era inviável por causa do aumento da alíquota de importação imposto pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o que elevou o custo operacional. A Tauro Motors afirma ainda, que após a reeleição de Dilma Rousseff, as vendas caíram 25% nos anos de 2015 e 2016.
Imprimir