Imprimir

Notícias / Administrativo

Mato Grosso fica na 18ª colocação em Ranking Nacional de Transparência dos municípios

Da Redação - Lázaro Thor Borges

Mato Grosso ficou apenas na décima oitava colocação na segunda avaliação do Ranking Nacional Transparência de governos municipais elaborado pelo Ministério Público Federal (MPF).

Leia mais: 
Desembargadores julgam hoje pedido de afastamento de juíza em ações de Silval Barbosa


Apesar da nota do Estado ter caído de 9,5 para 8,10; 76 municípios obtiveram nota acima de 5, o que representa mais de 50% do total de 141. Na segunda avaliação do Ranking da Transparência, três municípios mato-grossenses obtiveram a nota máxima. São eles Campo Novo do Parecis, Ipiranga do Norte e Tangará da Serra.

Onze municípios obtiveram nota zero, cerca de 7,8%. São eles: Alto Taquari, Araputanga, Cáceres, Glória D´oeste, Guiratinga, Nova Marilândia, Novo Santo Antônio, Poxoréo, Santa Rita do Trivelato, Santo Antônio do Leste e Vale de São Domingos.

Entre as capitais de todo país Cuiabá ficou em 15º lugar. Na primeira avaliação a capital de Mato Grosso recebeu pontuação de 8,5 e na segunda avaliação o índice caiu para 8,9. A capital mais bem avaliada no índice é Florianopólis, de Santa Catarina, e a última é a cidade de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.

O índice vai de 0 a 10 é calculado através de uma avaliação realizada por unidades do Ministério Público Federal. O questionário utilizado na pesquisa foi elaborado elaborado no bojo da ação nº 4 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla) do ano de 2015 (http://enccla.camara.leg.br/acoes) por representantes de diversas outras instituições de controle e fiscalização.

Os resultados da pesquisa sobre a transparência dos municípios de Mato Grosso podem ser encontrados neste link
Imprimir