Imprimir

Notícias / Consumidor

Site cria petições online e permite que consumidor processe sem ajuda de advogado

Da Redação - Katiana Pereira

Os consumidores que foram lesados por alguma empresa, em uma relação de consumo, ganharam mais uma ferramenta para valer os seus direitos. Acessando o site Processe Aqui, o consumidor preenche seus dados, indica a empresa que vai processar, cita o problema e finaliza a petição.

Todos os trâmites são feitos na mesma hora, com os quatro passos indicados e sem custo algum. A petição é enviada por e-mail pronta para imprimir. Com a petição em mãos, o consumidor ganha um tempo precioso e evita a burocracia inicial dos tribunais. (Confira aqui)

Leia mais
Cuiabano aciona a Justiça para receber boletos e pagar ingressos da Copa; Fifa pode ter que pagar R$ 20 mil

Os criadores do site destacam, entre outras vantagens, a certeza de não precisar pagar um advogado e o fato do consumidor poder sozinho preparar o seu processo e dar entrada. “É a oportunidade do cidadão brasileiro criar uma petição na hora e de graça, significa democratizar a justiça e contribuir para uma melhor qualidade dos serviços e produtos do nosso país”.

No Brasil, se o pedido de indenização do processo for de até 20 salários mínimos, o cidadão não precisa contratar um advogado, Defensoria Pública ou Núcleos de Faculdade. Apesar disso, a falta de informação e a burocracia dos tribunais fazem com que muitos consumidores desistam de processar e deixem de garantir os seus direitos.

O site Processe Aqui também tem um portal com notícias, informações e dicas importantes para o consumidor. O objetivo é deixar o consumidor mais informado sobre seus direitos e alertar sobre as práticas abusivas das empresas.

Leia outras notícias do Olhar Jurídico
Imprimir