Imprimir

Notícias / Geral

Tribunal de Contas inaugura Centro de Processamento de Dados

Ascom - TCE/MT

Um arsenal de informações que somam 22 terabytes. Seriam necessários 1.408 pendrives de 16 gigabites ou 2.816 DVDs para armazenar todo o volume de dados contido nos servidores de informática do Tribunal de Contas de Mato Grosso. É a maior quantidade de informação do setor público reunida na mesma instituição.

Para proteger todo esse patrimônio, o TCE-MT inaugurou, na manhã desta terça-feira (17), o novo "Data Center – Site B – Ambiente de Redundância". Trata-se de um conjunto de equipamentos de última geração, que funciona como um Centro de Processamento de Dados alternativo.

O novo Data Center será usado tanto para agilizar o trabalho de manutenção dos servidores principais, quanto pra proteger os dados em caso de pane do sistema central. "A gente sabe que a informação é algo muito sensível. Aqui no TCE a gente tem prazos pra cumprir. Com esse sistema de espelhamento da infraestrutura de tecnologia, conseguimos restabelecer toda a parte de informação em algumas horas, não perdendo um dia de trabalho sequer", explicou Olavo Lage Filho, assessor de Planejamento de Tecnologia da Informação do TCE-MT.

A sala cofre climatizada, com a rede elétrica independente tem a missão de garantir total segurança da informação. O investimento em equipamentos, programas de computador, manutenção, licenças e suportes ficou em cerca de R$ 5,1 milhões. Além de todos os benefícios na segurança, a manutenção e ajustes no sistema central poderá ser realizada sem afetar o funcionamento do Tribunal de Contas.

Para o presidente do TCE-MT, o conselheiro José Carlos Novelli a iniciativa vai proporcionar mais qualidade no trabalho de toda a equipe do Tribunal. "Nós estamos melhorando a segurança da TI (Tecnologia da Informação) do Tribunal de Contas, instituição que detém a maior quantidade de informações do serviço público de Mato Grosso. Criando o segundo Data Center, estamos dando segurança para os dados que o Tribunal de Contas detém da administração pública do Estado."

O conselheiro substituto Luiz Henrique Lima acredita que o investimento vai trazer mais agilidade ao TCE-MT. "A inauguração desse sistema B de informática é uma obra que eu reputo estratégica e essencial para garantir a segurança das informações que o Tribunal tem acerca da administração pública. Com essa nova instalação, mesmo que aconteça um sinistro na instalação principal, não vamos perder nenhum minuto de trabalho sequer. É um investimento na segurança e na qualidade do trabalho."

O novo Centro de Processamento de Dados foi inaugurado pelo presidente do TCE-MT José Carlos Noveli com a presença de conselheiros, conselheiros substitutos e servidores do Tribunal de Contas.
Imprimir