Imprimir

Notícias / Civil

Projeto quer usar a arte para difundir questões sobre segurança no trabalho e violência contra a mulher

TRT-MT

Tribunal buscará parcerias com sindicatos,órgãos públicos e entidades da sociedade civil para viabilizar projeto
Conscientizar trabalhadores dos canteiros de obras da construção civil em Cuiabá sobre a importância do trabalho seguro e do enfrentamento à violência contra a mulher. Esta é a proposta do projeto “Prevenir com Arte”, apresentado nessa terça-feira (19) ao TRT de Mato Grosso. A ação é uma iniciativa do artista cearense Tião Simpatia e da advogada e educadora Ana Emília Sotero.

Ambos procuraram o Tribunal Trabalhista na tentativa de firmar parceria para viabilizar a realização do projeto, de forma piloto. Eles ouviram do presidente do TRT, desembargador Tarcísio Valente, o interesse da instituição em colaborar com a iniciativa.

Segundo a Ana Emília Sotero, a perspectiva é expandir o projeto futuramente para outras cidades do Estado e até mesmo para outras capitais do país. “Através da informação e do conhecimento dá-se a mudança de mentalidade e consequente mudança de comportamento”, ressaltou a educadora. “A gente tem que levar o conhecimento onde o povo está”, acrescentou, ao justificar a realização das palestras para trabalhadores da construção civil.

“Acredito que arte tem um poder muito grande de transformação e conscientização”, afirmou o artista Tião Simpatia, que desenvolve a literatura de cordel desde que tinha 15 anos. Segundo ele, o trabalho que trata da violência contra a mulher já foi, inclusive, reconhecido pela ONU como relevante obra de valor sociocultural. “Fui alfabetizado através do cordel e hoje socializo informações através dessa arte”, comentou.

O Tribunal tentará viabilizar as palestras por meio de parcerias, que serão buscadas junto a sindicatos, órgãos estaduais e entidades da sociedade civil.
Imprimir