Imprimir

Notícias / Civil

MPF determina procedimento para monitorar implantação de políticas públicas de humanização do parto

Da Redação - Pedro Coutinho

Procurador Regional, Rodrigo Pires de Almeida instaurou Procedimento Administrativo no âmbito da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão para acompanhar e monitorar a implantação de políticas públicas acerca da humanização do parto em maternidades públicas e privadas de Mato Grosso, bem como o enfrentamento da Violência Obstétrica.

Leia mais: 
Tribunal fixa danos morais em R$ 90 mil a pais de criança vítima de erro médico durante parto em Cuiabá

A publicação da Portaria nº 80 foi publicada no diário oficial do Ministério Público Federal na última sexta-feira (25). Em sua resolução, o procurador ainda determinou a autuação do Procedimento Administrativo de Acompanhamento, em atenção às formalidades atinentes a este procedimento.

No uso de suas atribuições constitucionais, o procurador regional considerou que o Ministério Público deve atuar na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

Considerou, também, que compete ao MPF exercer funções do ofício de procurador regional dos direitos do cidadão, a quem se atribui a defesa dos direitos do cidadão visando a garantia do seu efetivo respeito pelos poderes públicos e prestadores de serviço.

Ainda, elencou a necessidade de se acompanhar e monitorar o desempenho de políticas de saúde voltadas à humanização do parto em maternidades públicas e privadas de MT, a fim de coibir casos Violência Obstétrica.

Diante disso, Rodrigo Pires resolveu instaurar o referido Procedimento Administrativo no âmbito da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão com o seguinte objetivo: acompanhar e monitorar a implantação de políticas públicas acerca da humanização do parto em maternidades públicas e privadas do Estado de Mato Grosso, bem como o enfrentamento da Violência Obstétrica.

Por fim, determinou autuação do Procedimento Administrativo de Acompanhamento, em atenção às formalidades atinentes a este procedimento, inclusive com a publicação desta Portaria na imprensa oficial.
Imprimir