A 4ª Vara Criminal de Cáceres condenou 12 dos 13 réus alvos da Operação Jumbo, que investiga esquema milionário de lavagem do tráfico, com penas que, somadas, ultrapassam 130 anos de reclusão. A empresária Kesia Morais Cardeal foi a única ré a ser declarada inocente e absolvida de todas as acusações. Líder do grupo, Thiago Gomes, o Baleia, segue respondendo ação em separado.
Leia mais:
Justiça condena 'general' e 'primeira-dama' do Comando Vermelho; penas chegam a nove anos
A absolvição de Kesia Cardeal foi um dos pontos altos da sentença, acolhendo o pedido da sua defesa técnica, composta pelos advogados Valber Melo e Matheus Correia, que foi encampado pelo próprio Ministério Público, que entenderam no sentido de que, após a instrução processual, ficou evidenciada a ausência de provas que a ligassem às atividades criminosas do grupo. Os advogados da empresária sustentaram desde o início a inexistência de qualquer envolvimento seu com os fatos investigados.
As penas mais severas foram aplicadas aos réus considerados líderes eoperadores centrais do esquema. Fernando da Silva Porto e Tcharles Rodrigo Ferreira de Moraes receberam, cada um, a pena de 25 anos e 7 meses de reclusão em regime fechado.
Outros réus também receberam sentenças rigorosas: Geovani de Carvalho Queiroz: 15 anos, 5 meses e 10 dias; Josivaldo de Lima Gomes Filho: 13 anos e 9 meses; Tiago Teixeira da Silva: 11 anos, 6 meses e 26 dias; e Gilberto Sampaio de Oliveira: 8 anos e 9 meses.
Um grupo de seis condenados, incluindo Márcio de Oliveira Marques e sua esposa Mirian de Luna Cavalcanti Marques, foi sentenciado a 8 anos e 1 mês de reclusão cada. Completam esta lista Franciely Vieira Botelho, Jimmy Lucas Marques Viana, Johnny Luiz Santos e Mariela Caballero Olmedo.
A Operação Jumbo, deflagrada pela Polícia Federal, desarticulou uma complexa rede criminosa que atuava no tráfico internacional de drogas e na lavagem de capitais por meio de empresas de fachada, incluindo postos de combustíveis e agências de turismo na fronteira com a Bolívia.