Olhar Jurídico

Domingo, 09 de novembro de 2025

Notícias | Geral

lista sêxtupla

Igualdade de gênero é destaque na eleição para vaga do Quinto Constitucional do TJMT, diz presidente da OAB-MT

10 Out 2025 - 13:53

Da Redação - Arthur Santos da Silva/ Do Local - Pedro Coutinho

Foto: Judite Rosa / OAB-MT

Igualdade de gênero é destaque na eleição para vaga do Quinto Constitucional do TJMT, diz presidente da OAB-MT
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, destacou nesta sexta-feira (10) a importância da participação feminina na eleição para a lista sêxtupla do Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Segundo divulgado pela OAB, 11 homens e 11 mulheres tiveram candidatura deferida.


Leia também 
Oswaldo Cardoso desiste de disputa por vaga de desembargador; OAB-MT realiza hoje votação da lista sêxtupla

 
Em entrevista, Gisela Cardoso afirmou que a medida representa “a evolução” e o esforço da OAB-MT para aumentar a presença das mulheres nos espaços de poder e no sistema de justiça.
 
“A mesma quantidade de homens e mulheres representa o caminhar que temos buscado para a participação das mulheres no sistema, para a participação das mulheres nos espaços de poder. É uma pauta que eu sempre defendi, encorajar mulheres a participar e oferecer igualdade de oportunidades”, disse a presidente.
 
Gisela ressaltou ainda que a expectativa é que o eleito represente de forma efetiva a advocacia, defendendo prerrogativas, valorizando honorários e garantindo pluralidade dentro do sistema de justiça.
 
“Agora, nossa expectativa é que sente uma pessoa lá que represente bem a advocacia, que divida as dores da advocacia e possa realmente fazer o papel que é representar a classe na cadeira do Quinto Constitucional. Espera-se a defesa da advocacia, a busca pela valorização de honorários, defesa intransigente de prerrogativas, garantindo pluralidade no sistema de justiça”, acrescentou.
 
A eleição, realizada pelos conselheiros seccionais titulares da OAB-MT, define a lista sêxtupla que será encaminhada ao TJMT. Dessa lista, o tribunal reduzirá para uma tríplice, e o governador homologará o nome do advogado ou advogada que assumirá a vaga deixada pelo desembargador Luiz Ferreira da Silva, recentemente aposentado.
 
A OAB-MT reforça que a paridade de gêneros não apenas promove a equidade, mas também fortalece a representatividade da advocacia feminina em posições estratégicas do Judiciário.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet