Olhar Jurídico

Domingo, 09 de novembro de 2025

Notícias | Política de Classe

QUINTO CONSTITUCIONAL

OAB-MT elege lista sêxtupla para vaga de desembargador no TJ nesta sexta

Foto: Reprodução

OAB-MT elege lista sêxtupla para vaga de desembargador no TJ nesta sexta
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Mato Grosso (OAB-MT) elege nesta sexta-feira (10) os seis advogados que disputarão uma vaga de desembargador no Tribunal de Justiça (TJMT), aberta com a aposentadoria de Luiz Ferreira da Silva, em julho. No total, 21 juristas se inscreveram pela cadeira na Corte. Dentre os candidatos, seis advogados e quatro advogadas constam como os mais cotados para integrar a lista sêxtupla, que será definida em sessão pública a partir das 13h, na sede da OAB-MT.


Leia mais
TJMT suspende decisão que anulou habilitação de empresa em licitação de R$ 4 bilhões para concessão rodoviária


Entre os homens, seis disputam pelas três vagas como mais cotados, Jackson Coutinho, Ricardo Almeida, Dauto Passare, Helmut Daltro, Sebastião Monteiro e Oswaldo Cardoso. Pelas vagas femininas, quatro nomes figuram entre as favoritas, Michelle Dorileo, Juliana Zaffino, Jamile Clara Alves Admczyk e Angeliza Segura.

Às 13h de sexta, a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, abrirá a sessão, na sede da Seccional, em Cuiabá, seguindo os ritos previstos no Provimento 102/2004 e na Resolução 500/2025.
 
Primeiramente, a pauta iniciará com o julgamento de três pedidos de impugnação e um recurso. Em seguida, será lida a relação dos candidatos definitivamente inscritos no processo.  Logo depois, um sorteio indicará a ordem dos nomes para a arguição.
 
A comissão de arguição será nomeada na hora pela diretoria, composta por três conselheiros seccionais titulares.  Após a arguição, a votação acontecerá de forma eletrônica. O próprio sistema dará o resultado de imediato na tela, identificando cada votante e seus respectivos votos.
 
Para ser eleito, precisará ter metade mais um dos votos dos presentes. Não havendo eleitos na primeira rodada, serão realizados até quatro escrutínios, conforme previsto no Provimento 102/2004. 
 
Para encerrar a sessão, a presidente da mesa irá declarar o resultado da lista sêxtupla, com três nomes de homens e três de mulheres, que será encaminhada ao TJMT, onde será reduzida a uma lista tríplice e, desta, o governador irá homologar o nome do advogado ou advogada que irá ascender ao desembargo pelo Quinto Constitucional.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet